Como fazer a dosagem do concreto de forma correta para evitar falhas? Leia o post e confira nossas dicas!

Todo mestre de obras sabe que a qualidade da concretagem não depende somente da qualidade dos materiais. É importante também fazer a dosagem do concreto, ou o “traço”, de forma correta para que ele seja resistente e atenda ao projeto. Sendo assim, entenda as melhores práticas para você dosar agora mesmo.

1. Controle a dosagem de água

Controlar bem o volume de água é muito importante para a qualidade do concreto. Dessa forma, se a água colocada ultrapassar o limite do traço, irá baixar a resistência do concreto. Por outro lado, a água do traço não pode ser muito inferior, deixando o concreto difícil de se trabalhar e com possíveis falhas na estrutura.

Assim, busque encontrar a dosagem correta que atenda à resistência solicitada no projeto.

2. Entenda como cada material influencia no resultado

No concreto, temos 4 elementos principais: cimento, agregados, miúdo (areia) e graúdo (brita), e a água. Cada um tem sua função. Dessa forma, os agregados, areias e britas, são inertes na mistura, e sua dose traz características como coesão e trabalhabilidade ao concreto. Por outro lado, o cimento e a água, estão sempre relacionados e formam o fator água/cimento, que impacta diretamente na resistência do traço de concreto.  

3. Use somente materiais limpos: Areias, britas e água!

Lembre-se que usar areias e britas sujas com argilas, folhas, lixo ou materiais orgânicos vão reduzir a qualidade do concreto e diminuir a resistência do material. Sendo assim, da mesma forma que a água destinada ao concreto deve ser tão boa quanto para beber, evitando quaisquer problemas com matéria orgânica que pode influenciar na hidratação do cimento, ou seja, no “endurecimento” do concreto.

4. Use medidas acessíveis e práticas

Sendo assim, usar medidas mais práticas no canteiro de obras menores podem facilitar bastante o serviço. Afinal, uma boa alternativa é a construção de padiolas, caixas de madeira de 35x35cm por exemplo, que também podem servir com um padrão de medida em concretagens, você pode construir de acordo com a sua demanda! Por fim, outra alternativa que facilita é fazer a proporção de 1 saco de cimento para latas de volume padronizado (18 Litros, por exemplo).

5. Dose o traço conforme a finalidade do concreto

O traço de concreto vai depender da solicitação de projeto, que depende da estrutura e da recomendação do projetista. Sendo assim, por exemplo, para algumas solicitações podem-se aderir às dosagens abaixo, desde que sejam aprovadas pelo engenheiro da obra.

Resistência

Saco Cim (50kg) Latas 18 litros (AREIA) Latas 18 litros (BRITA) Litros de água

FCK 30

1 3,5 4

27,5

FCK 25 1 4,5 5

30,5

Gostou das dicas? Então, assine nossa newsletter para receber mais informações direto no seu e-mail!