Selecionamos as melhores dicas para concreto em aplicação de pisos. Então, entenda como não errar na obra.

Escolher bem o concreto em aplicação de pisos é essencial para garantir a qualidade da obra. Afinal, o piso é uma estrutura que está em contato direto com os usuários, e falhas no projeto podem rapidamente gerar transtorno e retrabalhos.

Por isso, neste post, vamos compartilhar cinco dicas para que o concreto seja aplicado corretamente. Então, veja só!

1. Escolha o tipo correto de concreto em aplicação de pisos

Diversos tipos de concreto podem ser utilizados para o piso, e devem ser escolhidos de acordo com as necessidades da obra. 

Por exemplo, o concreto armado conta com ferragens que aumentam a resistência do material. Dessa forma, já o concreto drenante pode ser utilizado em locais em que é necessário criar um sistema de escoamento para evitar inundação ou poças d’água, como em estacionamentos.

2. Avalie o tipo de manutenção e vida útil do piso

Outro aspecto que deve ser analisado na hora de escolher o piso é a manutenção necessária. Sendo assim, dependendo do uso, alguns podem exigir maior atenção que outros. A falta de cuidados pode reduzir a vida útil do material.

3. Dê atenção à preparação da sub-base

É importante que o piso tenha uma boa planicidade. Além disso, a compactação adequada evita que o piso venha a ceder depois de algum tempo, o que exigiria refazer parte do piso.

4. Faça o contrapiso corretamente

O contrapiso é uma camada usada para nivelar o piso antes de aplicar o material final na superfície. Deve ser preparado com pedra, cimento e areia. Certifique-se de que a base esteja limpa e sem pedaços de concreto.

5. Tome cuidado com a exsudação do concreto

A exsudação é um fenômeno em que a água do concreto sobe à superfície. Esse problema reduz a resistência do concreto, comprometendo seu desempenho. 

Alguns aditivos podem ser utilizados para diminuir a ocorrência. Além disso, proceda com a cura de forma correta e siga as recomendações em relação à proporção da mistura.

Gostou das nossas dicas sobre concreto em aplicação de pisos? Então, assine nossa newsletter e fique conectado com nosso conteúdo!