Já ouviu falar do concreto drenante? Então, entenda melhor como funciona e como fazer a aplicação!

O concreto drenante, também conhecido como piso permeável, é uma mistura normalmente usada em pisos que permite o escoamento da água através dos vazios gerados pelos agregados. Afinal, a aplicação do concreto drenante é usada em áreas externas para evitar alagamentos e a formação de poças.

Neste post, vamos apresentar um passo a passo de como fazer a aplicação e alertar sobre alguns cuidados necessários.

Preparo da mistura do concreto drenante

O concreto drenante é composto em especial de cimento Portland, água e agregado graúdo de tamanho uniforme. Pelo menos, 20% dos agregados devem ter partículas com dimensões em torno de 9,5, mm e 4,75mm.

Alguns aditivos podem ser inseridos para aumentar sua resistência à tração e compressão. Afinal, o traço de cimento para agregado fica em torno de 1:4. A relação de água para cimento na massa fica em torno de 0,27 a 0,40.

Preparo do solo

Para favorecer a penetração da água, é necessário retirar o solo existente até o subleito e retirar entulhos, vegetais e raízes. Toda a área precisa estar nivelada e compactada. Se o projeto prever a captação da água, é possível estender uma manta plástica para direcionar o fluxo. Aplicação

Aplicação da sub-base e base

Geralmente, aplica-se uma sub-base de até 20cm com grânulos de 19 mm (brita 1), nivelado e compactado. Então, já a base fica em torno de 5cm, com grânulos de 9,5 mm. (brita 0).

Aplicação do concreto permeável

O concreto permeável não é bombeável e não se usa o vibrador. Sendo assim, o trabalho é, portanto, manual com auxílio de régua, que pode ser vibratória.

Cura do concreto drenante

Como a evaporação desse concreto é mais rápida, a cura deve ser iniciada cerca de 20 minutos depois da aplicação.  Sendo assim, é possível usar um aditivo estabilizador de hidratação para reduzir essa perda. Por fim, o tráfego está liberado após 28 dias da concretagem.

Gostou de saber mais sobre o concreto drenante. Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdo!