Sabia que o acabamento em concreto pode elevar a qualidade do seu projeto? Entenda como fazer o tratamento correto!

O acabamento em concreto é uma tendência que pode trazer mais modernidade e elegância a qualquer projeto. Além da estética, o concreto aparente traz muitas outras vantagens, como a facilidade na manutenção e ótima durabilidade. Mas é importante que ele seja tratado de forma específica para garantir bons resultados.  Confira nossas dicas!

Prepare a superfície para o acabamento em concreto

Por meio de uma inspeção visual, identifique falhas como desníveis e outras irregularidades. Dessa forma, para o preparo, limpe a superfície. Você pode usar um jato de água sob pressão. Outra opção é usar uma lixa grossa. Após isso, reexamine a superfície e remova a sujeira.

Repare as deteriorações

Com a superfície bem limpa, fica mais fácil fazer uma inspeção mais profunda e avaliar se há trincas, infiltrações, brocas ou ferragens enferrujadas. Sendo assim, conforme o problema, faça o tratamento adequado antes de prosseguir. Afinal, as deteriorações podem progredir e comprometer a estrutura.

Realize o estucamento

Já ouviu falar em estucamento? Nada mais é do que uma pasta feita com cimento Portland comum com cimento Portland branco. Dependendo do caso, você pode acrescentar um aditivo de resina acrílica. 

Com a aplicação da pasta, vai ser possível corrigir pequenos furos que se formam durante a cura do concreto e talvez tenham ficado mais evidentes depois de lixar. Afinal, o estucamento vai resultar em uma superfície lisa e mais bonita.

Prossiga com o polimento para o acabamento em concreto

Após ter aplicado o estuque, é o momento de polir a superfície para eliminar o excesso da pasta de estuque. Por isso, se usar uma lixadeira manual bem fina o resultado vai ficar ainda mais elegante.

Finalize com a pintura 

A tinta vai elevar ainda mais a qualidade do acabamento em concreto, além de proteger o material das intempéries. Sendo assim, existe uma grande variedade de vernizes apropriados para aplicação. Por isso, em alguns projetos, pode ser interessante aplicar uma proteção adicional, contra chuvas e raios UV, por exemplo.

Gostou das nossas dicas? Então, assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos diretamente na sua caixa de entrada!