Sabe quando fazer a manutenção em obras de concreto? Então, leia o post e entenda como funciona!

As estruturas de concreto são conhecidas por sua durabilidade e resistência. No entanto, isso não quer dizer que não necessitam do devido cuidado e inspeção. A falta de manutenção em obras com concreto pode comprometer a longevidade da estrutura e a segurança dos usuários.

Por isso, vamos compartilhar com você algumas dicas práticas de como identificar o momento certo de fazer essa manutenção nos diferentes tipos de projetos com concreto. Veja só!

Fique atento a data de construção

Em primeiro lugar, é preciso levar em conta a data de construção da estrutura para determinar um período certo para sua manutenção. Quanto à frequência, há diferentes recomendações para fazer inspeções. Afinal, a localização geográfica, a exposição ao meio ambiente e a idade da estrutura podem variar bastante. 

Por exemplo, no CEB-FIP Model Code (1990) — documento da International Federation for Structural Concrete —, a orientação é que essas manutenções em obras de concreto ocorram a cada 10 anos em casas e escritórios e a cada dois anos em pontes de ferrovias ou em outros locais que sofram maior agressividade. Em prédios antigos, as verificações podem ser feitas a cada semestre.

Dê atenção aos efeitos ambientais para manutenção em obras com concreto

A durabilidade de uma estrutura de concreto está ligada a diversos fatores, entre eles a ação do meio ambiente. Por exemplo, uma estrutura no litoral terá um nível de deterioração maior do que outra construída na área rural.

É necessário levar em conta cada caso. Estruturas que se mantêm submersas sofrem menos efeito do as partes de maré alta e baixa, uma vez que essa variação faz com que a estrutura sofra tanto com a química da água do mar quanto do oxigênio. Acima da maré alta, as gotículas levam o cloreto de sódio e também são prejudiciais.

Faça uma avaliação visual

Outro ponto a ter atenção é a própria estrutura em si. As condições da estrutura de concreto podem indicar a necessidade de manutenções mais frequentes. Rachaduras e outros tipos de problemas exigem intervenções sem demora.

Gostou de saber mais sobre a manutenção de obras com concreto? Então, assine nossa newsletter e seja notificado sobre nossos novos conteúdos!