Está por dentro das principais inovações em automação na construção civil? Então, confira nossa lista com os principais avanços da tecnologia no setor!

O avanço das soluções tecnológicas gerou impactos significativos em diferentes setores da economia. Uma dessas inovações é a automação na construção civil. Essas ferramentas são lançadas com o objetivo de aperfeiçoar os processos dos projetos, desde as operações no canteiro de obras, até o gerenciamento das tarefas.

Entenda melhor como essas tecnologias estão conseguindo otimizar o trabalho no setor!

Robótica no canteiro de obras

Os braços robóticos são capazes de executar diversas atividades. Afinal, desde tarefas operacionais simples, como pintura e levantamento de paredes de blocos, até o transporte e a movimentação de peças pesadas.

Esse tipo de automação na construção civil é especialmente útil em tarefas repetitivas ou que podem representar algum risco para os trabalhadores.

Captura de imagens com drones

Os drones são especialmente úteis na etapa de construção, pois podem auxiliar na inspeção de construções amplas e prédios muito altos. Assim, podem capturar imagens de locais de difícil acesso e detectar riscos.

Monitoramento de processos e ambientes com Internet das Coisas — IoT

A Internet das Coisas abre um amplo leque de possibilidades com sensores capazes de ler temperatura, pressão, umidade, entre outras características do ambiente.

Softwares de gestão e o controle de tarefas

Os softwares de gestão, ou ERPs, são ótimas ferramentas para gerenciar informações. Dessa forma, eles podem ser usados em diferentes etapas dos projetos para unificar dados, planejar e acompanhar custos, gerar checklists etc.

Mobilidade como ferramenta da automação na construção civil

As soluções mobile permitem que os softwares de gestão possam ser utilizados na palma da mão. Assim, tanto gestores como as equipes podem acessar informações do projeto independentemente do local onde estão.

Gostou de saber mais das soluções que promovem automação na construção civil? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do setor!