Um cronograma de obras perfeito vai ajudar você a garantir os melhores resultados no projeto. Saiba como!

Um bom gerenciamento do tempo da construção é fundamental para garantir que o prazo seja cumprido e que se evitem custos desnecessários. Para isso, é importante que você crie um cronograma de obras perfeito!

Um cronograma de obras contém todas as etapas do projeto bem como as previsões de custos envolvidos. Sendo assim, entenda melhor como elaborar esse documento para o seu empreendimento!

Entenda o formato do cronograma de obras perfeito

Um cronograma de obras precisa conter o detalhamento de todas as atividades, os prazos das etapas e as datas para adquirir materiais, equipamentos e contratar profissionais.

Liste as atividades

Essa lista é o que chamamos de Estrutura Analítica do Projeto (EAP), que contém não apenas a tarefa, mas também o tamanho da equipe, os materiais e o custo da etapa. Algumas dessas atividades são:

  • preparação do terreno (terraplanagem);
  • fundação;
  • estrutura;
  • cobertura.

Relacione as atividades

Existem atividades que só podem ser iniciadas quando uma etapa anterior estiver concluída ou pelo menos já iniciada. Dessa forma, esse caminho percorrido precisa estar claro no cronograma.

Calcule as quantidades

É preciso levantar dados sobre a quantidade de cada serviço, assim como a produtividade necessária. Ou seja, o número de profissionais para cada metro quadrado. Materiais e equipamentos também precisam ser dimensionados.

Defina datas

Cada etapa precisa ter uma data estimada de conclusão. Dessa forma, considere fatores externos que possam interferir, como chuvas, problemas com fornecedores e outros riscos. Além disso, é preciso considerar o grau de urgência da obra e também o porte de cada etapa.

Montar um cronograma de obras perfeito não é tarefa fácil, mas é fundamental para garantir melhores resultados no canteiro e reduzir imprevistos.

Quer conferir mais dicas? Assine nossa newsletter e você ficará por dentro de nossas novidades aqui do blog! Aproveite que é gratuito!