Sabe o que é um planejamento estratégico de obras, sua importância e como fazer? Confira nosso post e descubra!

Um novo ano muitas vezes representa um novo ciclo e novos projetos, seja na vida pessoal, seja na vida profissional. Em todo o caso, é preciso ter objetivos muito claros para se planejar, fazer ajustes de processos que não deram muito certo no ano anterior e garantir melhores resultados no próximo período. Sendo assim, na construção civil não é diferente. Então, é necessário fazer um planejamento estratégico de obras. Entenda por que e como fazer!

Qual a importância do planejamento estratégico de obras?

O plano de obras é fundamental para que as equipes do projeto possam saber com exatidão o que deve ser feito em cada etapa da obra. Por isso, sem essa clareza, os processos podem se perder, e atrasos e desperdícios de materiais e tempo se tornam inevitáveis.

Além disso, um bom planejamento permite que as equipes internas de engenharia possam compartilhar o andamento da obra. Além disso, podem fazer um diagnóstico mais exato da real situação dos projetos atuais e dos que se iniciarão no próximo ano.

Como fazer um planejamento ideal?

Podemos separar o seu planejamento para o próximo ano nas seguintes etapas:

  • faça um diagnóstico das obras atuais e dos projetos do próximo ano: levante informações sobre o status de cada obra, desafios, custos, metas, entre outros dados que o ajudem a ter uma visão geral desses empreendimentos;
  • fortaleça sua identidade organizacional: a rotina do dia a dia pode fazer o gestor esquecer seus reais valores e motivações. Isso precisa ser reavaliado para garantir que suas ações estejam em harmonia com sua identidade organizacional;
  • defina metas: saiba o que você deseja alcançar no próximo ano em cada projeto e com a empresa de um modo geral;
  • crie indicadores: os KPIs traduzem em números objetivos as metas que você deseja alcançar;
  • Construa um plano de ação realístico: não faça um planejamento em cima de metas que sua empresa não consegue alcançar.
  • acompanhe toda a execução do planejamento: depois de um plano feito, é hora de acompanhar para assegurar que seja cumprido.

Gostou das dicas de como fazer seu planejamento estratégico de obras? Então, continue acompanhando nosso blog. Sendo assim, assine nossa newsletter e não perca nosso conteúdo!