O que é necessário para fazer uma boa gestão de operação na construção civil? Então, confira nossas dicas!

A gestão de operação na construção civil cuida de todos os assuntos relacionados ao tempo de projeto, contratação de funcionários e aquisição de recursos para a obra. Então, entenda quais são as principais responsabilidades do gestor e o que fazer para garantir o bom andamento do projeto.

O objetivo da gestão de operação na construção civil

A gestão de processos na construção civil tem como responsabilidades:

  • conhecer as funções de cada setor no canteiro de obras;
  • definir um trabalho articulado entre os diferentes setores;
  • alinhar as execuções dos serviços com as expectativas do resultado final.

A prática da gestão de operação no canteiro de obras

Para cumprir esses objetivos, é necessário seguir algumas boas práticas. Então, veja só.

Planeje o orçamento e os prazos

Todos os custos do projeto precisam estar na ponta do lápis, desde a compra de materiais, até a contratação de serviços. Esse planejamento deve partir das atividades que estão previstas.

Após isso, é preciso criar um cronograma, separando o projeto por fases, definindo datas de início e término para todas elas, incluindo também os materiais e serviços necessários em cada etapa. Afinal, é preciso levar em conta também os imprevistos, como fatores climáticos.

Contrate serviços e adquira materiais

Neste segundo momento, o gestor das operações vai se basear no planejamento para contratar a mão de obra e os materiais necessários, conforme os procedimentos de cada etapa do projeto. Sendo assim, controle as funções e o tempo de contrato de cada serviço do projeto.

Monitore o andamento da obra

Tudo o que acontece no canteiro precisa ser monitorado, como fluxo de materiais e equipes e uso de maquinários. Por isso, manter um diário de obra pode ser uma boa estratégia. Afinal, a gestão de operações na construção civil precisa manter um controle próximo, e ser rápida para fazer os ajustes necessários em cada etapa.

Gostou das nossas dicas? Então, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos!