Precisa manter o controle de qualidade do concreto no seu canteiro de obras? Entenda alguns passos práticos e necessários!

O concreto é um dos insumos mais importantes da obra. Afinal, ele impacta diretamente o desempenho do projeto. Por isso, é importante tomar medidas para garantir o controle de qualidade do concreto. Sabe como fazer? Vamos compartilhar alguns passos práticos neste post!

Avalie o fornecedor de concreto

O controle de qualidade do concreto se inicia na própria escolha do fornecedor, É preciso verificar se a empresa tem as certificações necessárias que atestam sua capacidade técnica para fornecer o material. 

Além disso, avalie o histórico de vendas e a reputação que a empresa tem no mercado. Por isso, pesquisas na internet podem ser muito úteis para descobrir isso. 

Faça testes de controle de qualidade do concreto

Ao receber o concreto, é importante realizar testes para avaliar a qualidade do insumo.  Dessa forma, os dois principais são o slump test (abatimento de tronco de cone) e o flow test (espalhamento). Aqui no blog já publicamos um post sobre como realizar esses procedimentos.

Os resultados vão informar se o concreto está dentro do que o projeto exige ou se é necessário solicitar alterações com o fornecedor.

Entenda como lidar com o concreto

Também é preciso saber lidar com o concreto da melhor forma para evitar problemas de desempenho e trabalhabilidade. Por exemplo, o concreto precisa ser usado em até duas horas e meia. 

Também, antes da aplicação do concreto, toda a peça ou área (como uma laje) precisa ser molhada de leve. E mesmo após a concretagem, durante o processo de cura, é necessário fazer a irrigação da peça por pelo menos sete dias. Sendo assim, essa hidratação vai evitar fissuras no concreto.

As dicas para garantir o controle de qualidade do concreto foram úteis? Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdo gratuito!