Como está a execução da sua obra? Confira 5 itens para você entender se seu projeto está em bom andamento!

Para avaliar um bom andamento dos serviços executados no canteiro de obras, é importante que o responsável esteja atento a diversas áreas do projeto, que vão além da parte operacional. Neste post, listamos 5 pontos essenciais para você analisar e evitar transtornos no empreendimento. Então, veja só! 

1. Verifique o estoque

Os insumos armazenados são indispensáveis para qualquer projeto. Sendo assim, a falta ou a deterioração dos materiais pode atrasar o empreendimento e prejudicar o bom andamento da obra. Por isso, é preciso garantir que o estoque de materiais esteja em bom estado e armazenando da melhor forma. 

2. Acompanhe o cronograma para garantir um bom andamento

O cronograma é definido logo no início do projeto. Por isso, as etapas precisam ser cumpridas no prazo correto para que as etapas seguintes não sejam comprometidas. Em casos de imprevistos, é preciso fazer ajustes. 

3. Avalie imprevistos para um bom andamento

Se houver imprevistos, como mau tempo, atraso com fornecedores ou erros de execução, avalie se é necessário fazer ajustes ou mesmo se é preciso refazer. Porém, excesso de imprevistos podem indicar problemas sérios no andamento do projeto.

4. Fique atento ao cronograma financeiro

O orçamento precisa ser acompanhado de perto para garantir que no fim do projeto, as despesas ficaram dentro do previsto. Se houver excessos, tente negociar com fornecedores, substituir materiais etc.

5. Colete feedbacks dos clientes

Os clientes são uma boa fonte de informações sobre o desempenho dos trabalhos. Sendo assim, por meio de feedbacks, é possível perceber se o caminho que o projeto está tomando está de acordo com as expectativas.

Esperamos que as dicas que compartilhamos aqui possam te ajudar a identificar e classificar se sua obra está em bom andamento. Afinal, quer mais conteúdo? Então, assine nossa newsletter e seja notificado sempre que tivermos novidades em nosso blog!