Está difícil manter o canteiro de obras organizado? Então, confira nossas dicas bem práticas!

Adotar boas práticas para manter o canteiro de obras organizado é uma forma importante de promover o bom andamento da obra. O ambiente fica mais seguro e controlado, e é possível até reduzir custos e eliminar desperdícios. Por isso, neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas de como manter essa organização. Vamos lá?

Tenha a ferramentaria para manter o canteiro de obras organizado

É importante ter um local organizado para armazenar as ferramentas para que possam ser facilmente acessadas pelos trabalhadores. Afinal, ferramentas espalhadas pelo canteiro são a preparação para um acidente, e ninguém quer isso.

Mantenha com os pedreiros somente as ferramentas em uso

Tendo um local certo para as ferramentas, só ficará no cenário aquelas que estão em uso.

Oriente para manterem a limpeza

Todos os funcionários são responsáveis por manter o canteiro de obras limpo e organizado. Dessa forma, deve então haver um local específico para esse descarte.

Especifique os locais dos equipamentos

Todo equipamento precisa ter sua “casa”. Isso vai dar mais produtividade aos trabalhadores e evitar trazer danos aos equipamentos.

Realize um planejamento de obras

O planejamento inclui não apenas a definição de um cronograma, mas também a escolha de um local adequado para o armazenamento dos insumos da construção.

Use muita sinalização

A sinalização correta pode ajudar a evitar muitos acidentes e impedir que pessoas não autorizadas acessem locais perigosos. Afinal, uma dessas sinalizações precisa isolar as áreas sociais do local da construção.

Cuide da logística para manter o canteiro de obras organizado

Uma dica interessante é estipular um local dentro da área da construção para a descarregar. Sendo assim, isso evita que os trabalhadores sejam deslocados para trazer esse material para o canteiro. Além disso, você pode prever:

  • áreas de controle na entrada do canteiro;
  • criar espaços flexíveis para diferentes trabalhos
  • reduzir montagens e desmontagens.

Ao manter um canteiro de obras organizado, você promove o bem estar e a segurança de todos os envolvidos no projeto.

Quer saber mais? Que tal assinar nossa newsletter? Então, aproveita que é de graça!