Sabe o que é a plasticidade do concreto? Então, entenda essa característica tão essencial para a consistência da mistura.

 É importante que o concreto, em seu estado fresco, seja fácil de trabalhar e, ao mesmo tempo, garanta resistência ao resultado final do projeto. Uma das características que impactam nessa trabalhabilidade é a plasticidade do concreto. Você sabe o que é? Então, continue a leitura e saiba mais!

O que é plasticidade do concreto?

A plasticidade do concreto é uma característica que determina a facilidade de se moldar o concreto sem que ele se rompa. Sendo assim, esse fenômeno vai depender tanto da consistência da massa quanto da força de coesão que há entre os componentes da mistura.

Na prática, quando a força de ligação entre os agregados que compõem o concreto é frágil, a mistura pode segregar. Dessa forma, partículas mais pesadas podem se deslocar para baixo da forma. Quando os agregados são menores, é normal que tenham uma plasticidade maior.

Qual as vantagens de uma boa plasticidade?

É importante que o concreto tenha um nível de plasticidade adequado ao tipo de aplicação. Isso pode evitar diversos problemas, como:

  • número de fissuras acima do padrão;
  • acabamentos de qualidade inferior;
  • alto nível de vazios;
  • separação de britas.

Por outro lado, quando a mistura é dosada de forma correta, com o nível de plasticidade adequado, será mais fácil atingir a consistência, a resistência e a trabalhabilidade satisfatórias ao projeto. Na verdade, esse é o fator que mais influencia na consistência, já que está ligado à proporção entre os materiais secos e a água.

Gostou de saber mais sobre a plasticidade do concreto? Então, assine nossa newsletter e fique atualizado com nossas dicas!