Frequentemente recebemos perguntas sobre a concretagem em dias de chuva. Por isso, preparamos para hoje uma entrevista com dois especialistas da Concresuper, o Bruno Beppler, Analista de Engenharia e Cristiano Endo, Engenheiro Civil. Cada um deles explicará detalhes sobre a concretagem em dias chuvoso. Confira:

Para começarmos: quais são as condições ideais para uma concretagem?

concretagem-dia-de-chuva
Bruno Beppler – Analista de Engenharia

R: [Bruno] Para uma concretagem ser finalizada com menor risco de patologias, devem ser tomados alguns cuidados, como: Preparação da peça concretada, deixá-la em condições acessíveis e limpa, para nenhuma contaminação ou dificuldade no recebimento do concreto.

Outro cuidado é a temperatura, o ideal é entre 10ºC até 30ºC, auxiliando dessa forma para um melhor controle sobre o concreto. Além disso, deve-se ter um cuidado em relação a umidade e proteção da exposição ao sol direto, isso pode prejudicar e fazer com que aconteça patologias no estado fresco do concreto

Existe algum impedimento técnico para realizar concretagem em dias de chuva?

concretagem-dia-de-chuva
Cristiano Endo – Engenheiro Civil.

R: [Cristiano] As normas técnicas brasileiras trazem as recomendações mínimas necessárias para um melhor resultado. A obra deve sim fazer o acompanhamento das condições climáticas para minimizar os impactos financeiros e de cronograma da obra. Mas todos os casos que são estudados e preparados para mante a qualidade não é impedido, e aqui na Concresuper sempre achamos a melhor solução dentro da norma.

Começa agora o período de chuvas, quais são os impactos de concretar com o clima chuvoso?

R:  [Bruno] A concretagem na chuva pode trazer alguns problemas devido a interação da água com o concreto fresco, podendo prejudicar na redução da resistência e retardo no tempo de secagem. É importante evitar a concretagem em condições de chuva intensa.

Quais os cuidados que a equipe que está em obra precisa tomar?

R: [Cristiano] Primeiramente, a segurança dos trabalhadores é fundamental, por isso, todo devem estar usando os equipamentos de segurança necessários. Posteriormente, deve-se avaliar se não haverá prejuízo ao concreto tanto no desempenho da resistência como de acabamento. Assim, a equipe que está em obra deve estar preparada para proteger as peças concretadas e interromper a concretagem caso verifiquem que algum prejuízo à qualidade e segurança da obra.

A chuva pode alterar a qualidade do concreto?

R:  [Cristiano] A chuva pode afetar o fator água/cimento, principalmente se durante o lançamento do concreto. Essa relação água/cimento é muito importante, pois a quantidade de água tem influência na resistência do concreto, por isso em dias chuvosos reforçamos para que não seja adicionado água na obra, sem consentimento de um engenheiro ou responsável.

O que não deve ser feito em caso de uma concretagem em dias de chuva?

R: [Bruno] Não adicionar água excessiva na mistura do concreto, mantendo o slump de aplicação baixo, não aplicar o concreto em superfícies com acumulo de água e, em caso de chuva intensa, fazer o cancelamento da concretagem.

Há algum procedimento específico para a hidratação do concreto em dias de chuva?

R: [Cristiano] O que geralmente acontece é que caso chova sobre o concreto, a camada superficial do elemento pode ficar comprometida, tornando-se porosa e fraca. Recomenda-se proteger o concreto recém lançado com uma lona plástica, para evitar que a chuva comprometa o acabamento e, assim que a chuva parar, proceder com a cura normal por no mínimo de 7 dias. Lembrando que quando se fala em cura úmida, o concreto deve estar sempre úmido, evitar ciclos de secagem e molhagem.

Quais são as dicas para realizar a concretagem em dia chuvoso?

R: [Bruno ] A principal dica é verificar com antecedência a previsão do tempo, evitando dias que possam prejudicar a concretagem. Além disso, ter equipamentos como lonas para caso de chuva forte não lavar o concreto, realizar o acabamento na superfície para evitar a infiltração de água e sempre discutir com a concreteira qual a melhor solução para não atrapalhar cronogramas e nem prejudicar a qualidade do concreto.

Ainda tem dúvidas? A equipe técnica da Concresuper está à disposição para ajudar em qualquer necessidade.

Acompanhe nosso blog e fique sempre bem informado sobre o universo do concreto e da construção civil.