O uso do concreto aparente em projetos arquitetônicos residenciais cresceu significativamente nos últimos anos. Os fatores que levaram a isso são os mais diversos e envolvem a praticidade e o seu uso estético em projetos. 

O concreto aparente tem retornado como uma alternativa estética que transmite sofisticação aos projetos arquitetônicos, assim como economia de materiais. 

A possibilidade de se criar espaços mais amplos, grandes vãos e salas, a versatilidade e durabilidade do material, enfim, os benefícios e vantagens do concreto aparente são vários. 

Neste texto abordaremos as características desse tipo de uso do concreto, demonstrar suas vantagens e falar um sobre como ele pode agregar valor ao projeto em termos estéticos, de durabilidade e economia.

O concreto passou a ser usado em grande escala a partir dos anos 1940 e de lá para cá está em praticamente todas as construções das grandes cidades. Porém, ele sempre foi utilizado como estrutura, isto é, em vigas e pilares de sustentação. Na década de 1950, o importante arquiteto, Le Corbusier, passou a utilizar o concreto para dar forma a paredes e fachadas. 

Depois dele, outros passaram a ver no concreto não apenas um material de construção, mas também uma possibilidade para a criação de conceitos arquitetônicos, ou se quiserem, obras de arte. Um deles, é o brasileiro Oscar Niemeyer, que fez do concreto sua matéria-prima para criação.

Algumas características e vantagens do uso do concreto aparente:

  • Espaços amplos;
  • Economia de materiais;
  • Menos tempo para a finalização da obra;
  • Durabilidade;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Versatilidade para os projetos arquitetônicos: Formas, curvas, lajes.

O concreto aparente é realmente uma alternativa cada vez mais buscada para projetos arquitetônicos residenciais e não é à toa, além do valor estético, ele possibilita a criação de projetos exclusivos, assim como todas as vantagens que listamos acima.

E aí, gostou de saber mais sobre o uso do concreto aparente? Acesse o nosso site e confira todas as possibilidades que o concreto proporciona ao seu projeto!