Já ouviu falar no concreto colorido? Entenda como funciona e suas principais vantagens!

O concreto colorido garante ao projeto a versatilidade e resistência do concreto e o toque estético de pigmentos especiais em sua composição. Apesar de ainda pouco utilizado entre os brasileiros, esse composto pode dar um visual inovador e ainda acelerar a obra. Entenda o que é e como esse recurso pode ser usado!

O que é o concreto colorido e para que serve?

O concreto colorido é um composto de concreto adicionado de pigmentos ou corantes especiais que fornecem ao material diferentes tonalidades, como preta, marrom, verde, amarela e azul. Assim, além dos atributos naturais do concreto, o projetista consegue adicionar cores que agregam ainda mais valor ao projeto.

Quais as principais aplicações?

A tendência do concreto colorido tem ficado cada vez mais forte. Dessa forma, o material tem sido direcionado para:

  • telhas de cimento;
  • pisos;
  • paredes de concreto;
  • blocos de concreto;
  • diferentes estruturas de pré-moldados.

Quais as principais vantagens desse tipo de concreto?

A adição de pigmentos ao concreto garante ao projeto muitas vantagens não somente de estética, mas também em questões mais práticas. Então, veja só!

Redução de custos

O cimento colorido elimina os gastos com revestimento e evita custo de manutenção com pinturas. A cor pode ser selecionada ainda no projeto e a pigmentação vai estar agregada ao próprio concreto, sem a necessidade de cobrir com uma tinta adicional.

Marcação de áreas específicas

A demarcação por cores é útil também para definir áreas específicas, como em calçamentos, vias ou blocos de uma edificação. Dessa forma, elimina-se o trabalho adicional de fazer essa demarcação manualmente.

Ganho de tempo com o concreto colorido

Uma vez que é possível eliminar o trabalho com revestimentos e pintura, o projeto ganha tempo e otimiza-se o andamento da obra.

Gostou da ideia de usar o concreto colorido no seu projeto? Aqui no blog da Concresuper você encontra sempre muitas dicas para a sua obra. Sendo assim, assine nossa newsletter e você será notificado sempre que postarmos conteúdo novo!