Conhece o concreto drenante? Então, entenda suas características e principais aplicações no conteúdo que preparamos para você!

Em diversos projetos, é necessário optar por uma mistura de concreto que facilite o escoamento do volume de água acumulada. Nesses casos, o concreto drenante é uma ótima opção. Entenda melhor como é feito e suas diferentes aplicações.

O que é o concreto drenante?

O concreto drenante é uma mistura que resulta em um material de elevada porosidade, tendo, no entanto, sua densidade dosada conforme o agregado utilizado, com argila expandida, brita ou seixo.

Os agregados utilizados foram vazios que permitem a passagem de água para o nível inferior, evitando a formação de poças e reduzindo o impacto de alagamentos.

Quais as vantagens?

Sua porosidade promove um revestimento antiderrapante, ideal para locais de alto tráfego de pessoas e veículos. Isso promove a segurança e a saúde de todos os usuários.

O material também é de fácil manutenção e limpeza, reduzindo também custos com as operações. Além disso, é possível criar sistemas de drenagem que reaproveitam a água da chuva. 

Suas características não reduzem sua resistência, já que são encontrados em diversos padrões de resistência. Também é um material de baixa manutenção, de fácil limpeza, alta durabilidade e não gera desperdícios.

Quais são as suas principais aplicações?

O concreto ou piso drenante pode ser aplicado sobre um contrapiso, em um sistema de drenagem ou diretamente no solo. Assim, a água acumulada pode ser direcionada tanto para os lençóis freáticos, quanto para sistemas de escoamento em níveis inferiores.

Assim, pode ser utilizado em quaisquer locais em que o empoçamento de água é indesejado, como estacionamentos ou áreas em que alagamentos são comuns.

Neste post você entendeu mais sobre o concreto drenante. Afinal, em nosso blog tem muito mais. Então, assine a newsletter para não perder nosso conteúdo!