Nesse post você vai entender melhor sobre o concreto usinado e suas vantagens.

Falaremos hoje sobre um tipo de concreto muito utilizado em obras de médio a grande porte! O Concreto Usinado ou o Concreto Dosado em Central (CDC), é produzido em uma central por uma concreteira.

No processo de produção acontece a dosagem de todos os materiais que são utilizados na composição do concreto, como a areia, pedra, cimento e água. Por isso, o concreto usinado possui uma qualidade maior, levando em conta a assertividade das quantidades de materiais em cada traço.

A Concresuper possui hoje 05 centrais fixas, produzido entre todas as unidades mais de 3 milhões de concreto ao longo dos seus 30 anos.

Para saber mais sobre a produção do concreto, clique aqui.

Como é feito o transporte:

O Concreto Usinado é produzido em uma central e depois é transportado por meio dos caminhões betoneiras até os locais de obra. Para se ter uma ideia, os caminhões betoneira da Concresuper possuem capacidade de carregar até 10m³.

Além disso, dependendo da obra, também são utilizados os caminhões com bomba lança ou mangote para o lançamento do concreto.

Conforme norma, uma carga de concreto precisa ser adensada com até 2h30, por isso, os caminhões e todo o sistema de logística possuem revisões e estudos para que possam garantir a agilidade na entrega.

Vantagens de contratar o concreto dosado em central:

  • Concreto com maior qualidade;
  • Redução de mão de obra;
  • Mais agilidade e produtividade no local de obra;
  • Menos desperdícios de materiais;
  • Local de obra mais organizado, pois não há a necessidade de estocagem de sacos de cimento, areia e pedra.

Cuidado ao contratar concreto usinado:

Ao contratar o concreto usinado, quando o caminhão betoneira chegar ao local da obra, a equipe responsável deve conferir se o caminhão está lacrado e se o código do lacre corresponde ao código que consta na nota fiscal.

Isso porque, ao longo do dia saem das usinas muitos caminhões que atendem a diversas obras e pode acontecer do concreto de uma obra ser diferente, dessa forma, é importante sempre fazer a conferência para não aplicar o concreto errado e no futuro ter problemas.

Desse modo, dê preferência sempre a fornecedores certificados, que possuam autorização e sigam as normas para funcionamento. Hoje a principal norma é a NBR 7212 – Execução de concreto dosado em central.

Saiba como garantir o controle de qualidade do concreto comprado neste artigo.

Concreto usinado x concreto virado em obra:

Agora que você já sabe as principais informações sobre o concreto usinado, te convidamos a baixar o nosso Guia Digital que traz informações sobre concreto usinado e concreto virado em obra, além de uma planilha que vai te ajudar a identificar se é melhor contratar uma concreteira ou fazer o concreto direto em sua obra.

Clique aqui e saiba mais.