Sabe como usar o concreto permeável na sua obra? Confira os principais pontos que você precisa dar atenção!

Aqui no blog, já falamos sobre o concreto permeável e suas diferentes aplicações e vantagens. Mas você sabe como usar o concreto permeável na sua obra? Neste artigo, vamos destacar alguns pontos de atenção ao longo do processo.

Mistura para como usar o concreto permeável

O primeiro passo é preparar a base para iniciar o processo. Isso se dá com a mistura feita com cimento, agregado graúdo, água e aditivos. Esses agregados são essenciais para garantir um índice de vazão mais alto, que vai gerar a permeabilidade.

Tome cuidado com a hidratação

Também é importante dar atenção à proporção de água e cimento, pois a adição de areia grossa pode aumentar os espaços vazios que se formarão na mistura e, consequentemente, alterar sua permeabilidade. 

Uma das grandes diferenças do cimento permeável para os demais tipos é que ele quase não recebe areia, sendo composto principalmente de cimento, água e pedra. Mas também pode receber aditivos para elevar sua porosidade. Além disso, não forma aquela calda de argamassa responsável por gerar uma superfície uniforme e impermeabilizar.

Transporte

O transporte da mistura de concreto permeável deve ser feito em, no máximo, entre 1h e 1h30, e o início da pega acontece 15 minutos após a sua aplicação. 

Dilatação

Apesar de sua consistência mais porosa, podem ser usadas juntas de dilatação. O material emborrachado evita trincas ao prover mais flexibilidade entre os blocos.

Processo de cura

Por fim, o processo de cura ocorre igualmente ao tipo convencional de concreto.

A correta aplicação evita o acúmulo de água da chuva, que vai descer pelo concreto e ser redirecionado para o sistema que vai reservar essa água. Sendo assim, o fluxo poderá seguir tanto pelo subsolo em direção aos aquíferos quanto pelo sistema de drenagem.

Agora que você já sabe mais sobre como usar o concreto permeável, assine nossa newsletter para receber mais conteúdo!