Apesar de básico, o concreto dosado em central pode representar muitas vantagens para seu projeto. Entenda melhor por que você deve usá-lo!

 Amplamente utilizado nas obras Brasil afora, o concreto dosado em central, também conhecido como “usinado”, é bastante versátil, sendo aplicado em diferentes tipos de projetos e estruturas. Há enormes vantagens em utilizá-lo. Entenda!

O que é exatamente o concreto dosado em central? 

O concreto dosado em central tem uma consistência que pode variar de acordo com as necessidades da aplicação, cuja resistência oscila de 5,0 em 5,0 MPa, a partir de 10,0 MPa até atingir 80 MPa. No Slump Test — tipo de teste que mede a consistência do concreto a fim de assegurar sua qualidade —, ele pode variar entre 10 mm a 250 mm. Assim, ele pode ser aplicado em uma grande variedade de estruturas, tanto em obras civis quanto em projetos industriais.

Sua mistura segue um padrão básico de concreto, cimento, areia, brita, água e aditivos. 

Quais as vantagens de usar esse concreto em sua obra?

Controle de qualidade melhor e mais específico 

Esse tipo de concreto segue um traço específico, seguindo as normas da ABNT. Acontece que seu preparo é simples e de maior controle, pois trata-se de um processo industrial de produção. Assim, é mais prático para atingir a qualidade desejada.

Produtividade maior

O concreto dosado é facilmente gerenciado no canteiro de obras. Pode ser descarregado tanto por caminhões bomba ou levado em carrinhos de mão, elevadores, gruas ou giricas. 

Melhor custo-benefício

Por ser de fácil mistura, ter alta disponibilidade e rápida aplicação frente ao concreto dosado em obra, quando dosado em central o concreto fornece um ótimo custo-benefício. Por isso, normalmente é uma das primeiras opções nos projetos.

O concreto dosado em central pode proporcionar aumento da durabilidade e qualidade final da obra, além de ser um recurso versátil e favorecer a redução dos custos da obra e tempo de execução. Certamente é uma das melhores e mais recomendadas opções.

Gostou do nosso conteúdo? Então, que tal assinar nossa newsletter e receber nossos conteúdos por e-mail?