Aditivos e pedras adicionadas ao concreto são capazes de gerar muitos benefícios à estrutura. Então, entenda melhor os diferentes tipos!

Aditivos e pedras adicionadas ao concreto são capazes de mudar suas propriedades físicas e, com isso, trazer vantagens importantes ao resultado final da estrutura, como aumentar sua durabilidade e reduzir custos no consumo de concreto. Sendo assim, nesse post vamos explicar melhor sobre algumas dessas pedras e suas funcionalidades.

Agregado graúdo

São pedregulhos ou brita retiradas de rochas estáveis com grãos que ficam retidos em uma peneira com furos de até 4,8 mm. Afinal, é preciso que a granulação seja uniforme.

Agregado miúdo

Estes passam pela peneira de 4,8 mm, e ficam retidos na peneira de 0,075 mm. Além disso, possuem uma ampla distribuição de grãos variados. É uma areia de origem tanto natural quanto de britagem de rochas estáveis.

Agregados leves

Com massa inferior a 1.120 kg/m³, usados na produção de concreto leve. Afinal, listam-se aqui argila expandida e pedras-pomes.

Agregados normais

Entre 1.500 e 1.800 kg/m³, são usados em concretos convencionais (pedras britadas, areias e seixos).

Existem diferentes tipos de pedra britada, desde o pó de brita até a brita n.º 3. O pó de brita é utilizado para formar um concreto com textura mais fina. Por isso, as britas maiores, para obras de base, como instalação de drenos.

Agregados pesados

Materiais como hematita e magnetita são usados em concretos de maior massa, ideias para conter radiação e fazer blindagem.

Aditivos utilizados no concreto

  • plastificantes: aumentam o slump sem precisar adicionar água, ou então reduz a água mantendo o slump;
  • modificadores de pega: aceleram ou retardam o processo de endurecimento do concreto;
  • aditivos para concreto usinado
  • modificador de viscosidade: tentam aumentar a coesão dos agregados do concreto, evitando a segregação sem mudar a plasticidade.

Afinal, gostou de saber mais sobre alguns dos aditivos e pedras adicionadas ao concreto? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de mais conteúdo!