Conhece as principais tecnologias na construção civil que se tornaram tendência para os próximos anos? Leia e confira!

Com o surgimento de novas ferramentas e materiais mais modernos, todos os segmentos da indústria precisam se adaptar. Essa evolução contribuiu para que os profissionais pudessem garantir melhores resultados nos projetos, com muito mais economia e um ótimo desempenho. Neste artigo, vamos falar das tendências tecnológicas na construção civil. Saiba como podem ser usadas no dia a dia da construção!

Tecnologia de impressão 3D 

A impressão 3D permite a criação de protótipos muito mais precisos e com maior agilidade. Assim, fica mais fácil de os clientes e profissionais do setor testarem modelos. É possível imprimir peças específicas do projeto, como vigas, e até imóveis inteiros.

Pré-moldados 

As estruturas pré-fabricadas trazem muitas vantagens às construções. Permitem acelerar o cronograma, uma vez que diferentes partes do projeto podem ser construídos simultaneamente, além disso, imóveis modulares também podem ser transportados de um lugar para outro.

Realidade virtual 

A realidade virtual é uma das tendências de tecnologias na construção civil mais inovadoras. Em uma projeção 3D, o profissional pode simular eventos e fazer auditorias e inspeções.

BIM (Building Information Modeling

O BIM é um programa de computador usado na modelagem em 3D, facilitando a digitalização da obra a fim de fazer um planejamento mais preciso. Funcionando não só como uma representação virtual do projeto, mas também como um banco de dados, onde todos os participantes do projeto estarão em constante colaboração nas suas diversas fases de desenvolvimento.

Cidades Inteligentes

As cidades inteligentes são um conceito que reúne diferentes tecnologias com dispositivos conectados a uma rede a fim de otimizar os recursos e automatizar diversos eventos. Permitem assim alcançar uma grande economia de energia e dar mais segurança aos cidadãos.

Sustentabilidade, uma das tecnologias na construção civil

A sustentabilidade é uma importante tendência para o setor, uma vez que a construção civil é a atividade que gera mais resíduos sólidos. Segundo certas referências, o volume pode representar de 50% a 70% do total da produção mundial.

Gostou de ficar por dentro das principais tendências e tecnologias na construção civil? Então, assine nossa newsletter e não perca nosso conteúdo!