As soluções em aço são muito diversas para a construção civil. Então, entenda quais as opções combinadas com o concreto.

As soluções em aço para a construção civil são vistas pelos profissionais como imprescindíveis para um projeto sustentável, seguro e de alta resistência, especialmente quando combinado com o concreto.

Neste artigo, vamos apresentar alguns dos benefícios do aço e como concreto e aço se complementam na construção civil.

Quais as vantagens do aço para a construção?

O aço traz muitas vantagens na execução e no resultado dos projetos, tais como:

  • reduz o peso estrutural;
  • apresenta maior precisão dimensional;
  • é pré-fabricado;
  • pode ter estruturas desmontadas;
  • é 100% reciclável.

No entanto, há algumas desvantagens, como:

  • redução de resistência quando exposto ao fogo;
  • sofre corrosão se exposto ao tempo, maresia, entre outras condições adversas.

Nesses quesitos, soluções em aço combinadas com o concreto podem gerar muitas vantagens. Sendo assim, vamos apresentar algumas das principais opções.

Quais as principais soluções em aço combinadas com o concreto?

O concreto armado, por exemplo, traz muita durabilidade, segurança e rapidez ao canteiro de obras.

O concreto armado é a mistura do concreto convencional (composto de água, cimento, agregados miúdos e graúdos) com uma armadura de aço. Esse composto aprimora o desempenho estrutural, pois, embora o concreto tenha pouca resistência à tração, o aço adiciona essa propriedade.

Em muitas situações, o concreto armado será uma opção mais segura do que puramente o aço. Em ambientes agressivos, por exemplo, em que os pilares vão ficar parcialmente expostos, o concreto armado é a melhor alternativa.

Outra opção de soluções em aço combinadas com o concreto é o concreto com fibras. Afinal, essa tecnologia adiciona fibras de nylon ou polipropileno para inibir a fissuração por retração. Mas o aço também é uma opção, promovendo um reforço tridimensional em toda a mistura por meio de milhares de fibras.

Gostou de saber mais sobre as soluções em aço para a construção civil? Então, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdo na sua caixa de entrada.