Já ouviu falar em concreto permeável? Entenda melhor como funciona e suas principais aplicações!

Para cada tipo de projeto, contamos com diferentes tipos de concreto que podem garantir maior desempenho, qualidade e durabilidade à estrutura. Neste post, você vai entender melhor as especificações do concreto permeável. Entenda suas aplicações e as vantagens!

O que é o concreto permeável e para que serve?

Também conhecido como poroso, o concreto permeável é um sistema projetado para permitir a infiltração e permeabilidade, permitindo que a água da chuva passe através do material e chegue às camadas inferiores. Assim, a diferença desse material para os demais tipos de concreto é o índice de vazios, pois é granular, com agregados que criam espaços não preenchidos.

Importante ressaltar também que quanto maior seu volume de vazios, menor será a resistência do concreto. Por isso, os volumes de água, cimento, pedra e areia variam conforme o grau de resistência que se deseja.

O concreto permeável é direcionado para locais onde a legislação fornece exigências quanto à permeabilidade dos terrenos. Dessa forma, durante chuvas, o volume de água pode ser rapidamente drenado. 

Quais as vantagens de usar esse tipo de concreto na obra?

Esse tipo de concreto pode ser aplicado em diferentes locais, pois trazem muitas vantagens práticas, como:

  • contribui para um melhor aproveitamento de terrenos;
  • pode ser aplicado em diferentes locais, como ciclovias, estacionamos e quadras;
  • reduz incidência de inundações;
  • contribui para a realimentação do aquífero subterrâneo.

A Concresuper é uma empresa especialista em serviços de concretagem, com materiais de qualidade e profissionais qualificados. Dessa forma, fornecemos concreto permeável para seus projetos, com toda a orientação técnica que você necessita.

Gostou das nossas dicas? Então, assine nossa newsletter e receba uma notificação quando tivermos novidades por aqui!