O concreto com fibras é uma solução que entrega maior durabilidade e resistência à estrutura. Saiba como funciona!

Precisa de uma superfície mais resistente à tração e ao impacto, e ainda mais durabilidade? Então, conheça o concreto com fibras. Já ouviu falar? Entenda o que é e quais as principais aplicações!

O que é o concreto com fibras?

O concreto reforçado com fibras é elaborado com fibras de nylon, polipropileno ou aço. Elas são distribuídas de modo aleatório e têm como objetivo controlar o nível de fissuração e, com isso, inibir os efeitos da fissuração por retração. 

A quantidade de fibras a ser adicionada ao concreto depende principalmente da estrutura e da finalidade do uso, pode variar de 300g/m³ à consumos próximos a 20kg/m³ por exemplo.

É sempre importante, no entanto, buscar recomendações técnicas para avaliar a distribuição conforme as necessidades de cada projeto.

Quais são suas principais aplicações?

Esse tipo de concreto pode ser aplicado em obras civis especiais, cujos pavimentos exigem maior rigidez, como pisos industriais, pistas de aeroportos, reforço de contenção em encostas, concreto projetado em túneis, reforço estrutural, entre outros.

Quais as vantagens do uso desse tipo de concreto no seu projeto?

Quando as fibras são misturadas no concreto, suas propriedades mecânicas são alteradas. Podemos então, ter uma durabilidade maior quanto à abrasão e ao desgaste superficial, maior resistência à tração e ao impacto, além de uma redução de fissuras.

Além disso, a depender do tipo de fibra agregada, é possível também reduzir a tendência de fissuração que ocorre na fase de endurecimento do concreto.

Gostou de saber mais sobre as aplicações do concreto? Então, assine nossa newsletter e receba mais de nossos conteúdos!