Conhece os indicadores de desempenho para construção civil? Então, listamos os principais para você conferir!

Os indicadores de desempenho são métricas importantes para qualquer atividade profissional. Dessa forma, elas revelam de forma objetiva para os gestores qual a real situação do projeto e do negócio. Afinal, os indicadores de desempenho para construção civil têm essa mesma função e valor.

Neste post, vamos compartilhar com você alguns dos principais indicadores do setor!

A importância de usar indicadores de desempenho para construção civil

Gerenciar os indicadores de modo eficiente é importante por diversos motivos:

  • reduz custos;
  • reduz desperdícios;
  • aumenta a segurança no trabalho;
  • contribui para cumprir o cronograma do projeto;
  • melhora a qualidade de trabalho.

Principais indicadores para construção civil

ROI (Retorno sobre o investimento)

Esse indicador de desempenho financeiro revela qual a relação entre o investimento feito e o lucro obtido. Assim, ele avalia o quanto uma aplicação de recurso foi eficiente.

Segurança no trabalho

Esse é um dos indicadores de desempenho para construção civil, uma vez que existe uma grande preocupação com acidentes de trabalho no canteiro de obras. Então, esse tipo de controle leva em conta o número de acidentes, autuações de fiscais e número de vezes em que funcionários foram notificados sem EPIs.

Prazos

Cumprir prazos é sempre um desafio. Mas o indicador pode considerar metas menores, como por semana, mês ou etapas do projeto.

Qualidade da obra

Essa métrica pode ser feita de diferentes formas, como número de retrabalhos, correções ou defeitos encontrados. Além disso, pode-se considerar os custos desses problemas.

Os indicadores de desempenho são métricas fundamentais para garantir a sustentabilidade do negócio, contribuindo para implementar melhorias nas deficiências encontradas no projeto.

Gostou dessas dicas? Então, assine nossa newsletter e receba novos conteúdos!