Sabia que existem diferentes tipos de concreto? Conheça os principais que são produzidos pela Concresuper!

Apesar de ser uma mistura simples de água, cimento, pedra e areia, com as tecnologias e métodos desenvolvidos, é possível fornecer diversos tipos de concreto para diferentes aplicações.

Neste post, vamos destacar e explicar algumas das principais soluções fornecidas pela Concresuper. Entenda suas vantagens e usos!

Autoadensável

É denominado concreto autoadensável, aquele capaz de fluir, auto adensar pelo seu peso próprio, preencher a fôrma e passar por embutidos (armaduras, dutos e insertos), enquanto mantém sua homogeneidade (ausência de segregação) nas etapas de mistura, transporte, lançamento e acabamento.

Estruturais de Resistência Normal e Alta

Dividem-se os concretos para fins estruturais em duas classes:  Classe I abrange concretos de resistência de 20 a 50 MPa e a Classe II abrange concretos de resistência de 55 a 100 MPa. Pode-se considerar concreto de resistência normal os concretos da Classe I e os concretos da Classe II como concretos de alta resistência. 

Com fibras

Pode ser produzido com polipropileno, nylon ou aço e evita a fissuração por retração. Assim, com grande durabilidade e resistência à tração, são direcionados para pisos industriais, aeroportos e obras especiais.

Impermeável

Utiliza-se um cimento específico, tipo pozolânico ou portland de alto forno, e uma proporção de água e cimento menor. Sendo assim, ideal para estruturas que precisam armazenar água, como barragens e estações de tratamento de água.

Permeável

Com uma porosidade maior, conforme o agregado utilizado, é empregado em locais em que é necessário fazer drenagens ou enchimentos.

Concreto massa resfriado com Gelo

Grandes blocos de concreto, com a menor espessura com dimensão superior a 1,0 metro requer cuidados especiais com a geração de calor pela hidratação do cimento, como precaução às patologias, o concreto é elaborado com adição de gelo, a fim de diminuir a temperatura do concreto em até 20ºC.

Leve

Neste caso, a massa fica entre 800 e 2000 kg/m³. Para isso, são usados materiais como isopor e argila expandida. Sendo assim, as aplicações são diversas, como isolante termo-acústico e regularização de lajes.

Gostou do nosso conteúdo sobre os tipos de concreto? Então, assine nossa newsletter e receba nossas novas postagens!