Conhece os diferentes tipos de retração do concreto e como evitá-los? Sendo assim, confira em nosso post!

A retração do concreto ocorre quando há redução de seu volume. Além disso, também conhecido por exsudação, esse fenômeno pode trazer muitas complicações para o projeto, podendo até comprometer toda a construção. Dessa forma, ela pode ocorrer por diversos motivos e, por isso, há diferentes tipos de retração de concreto.

Por isso, neste post, você vai entender como funciona cada um deles, que fatores influenciam e como evitar a ocorrência.

Os principais tipos de retração do concreto

Retração plástica

A retração plástica ocorre quando a água é eliminada em forma de “suor”. Afinal, antes de o concreto endurecer. Dessa forma, isso acontece por diferente motivos, especialmente quando a estrutura fica exposta a:

  • Calor excessivo;
  • Ventos fortes;
  • Baixa umidade relativa do ar.

Retração química

A diferença de volume entre cimento, água e outras substâncias resultantes do endurecimento — como hidróxido de cálcio, a etringita e o silicato de cálcio hidratado — reduz o volume do concreto, gerando retração.

Retração hidráulica

Nesse caso, o material perde água já em estado sólido. Isso ocorre em decorrência de uma cura não controlada ou erros na dosagem do concreto. 

Retração térmica

Quando o concreto está em fase de endurecimento, ele aumenta de volume antes de reduzir na etapa de resfriamento. Sendo assim, durante esse processo, ocorre uma reação química em que o calor da peça é transmitido para o ambiente. Isso pode provocar retração térmica ou exotérmica. 

Como evitar esses tipos de retração do concreto

Dessa forma, embora as causas sejam diferenciadas, existem algumas recomendações gerais que ajudam a reduzir o problema:

  • Gerencie o processo de cura de forma adequada;
  • Use aditivos corretos para reduzir danos;
  • Fique atento à dosagem recomendada para o tipo de aplicação.

Gostou de saber mais sobre os tipos de retração do concreto? Então, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro do nosso conteúdo!