Todo mundo aqui tem um amigo ou um conhecido que teve muitos problemas na hora de construir e reformar e só de pensar em passar pelos mesmos problemas já dá vontade de desistir. Por isso preparamos essas dicas importantes para sua obra!

Por isso, nós preparamos um conteúdo que vai te dar dicas importantes para evitar atrasos na entrega da obra e dores de cabeça desnecessárias.

1 – Faça um cronograma de obras:

Construir ou reformar é algo que vai demandar tempo, por isso, é muito importante ter um cronograma de obra com cada etapa mapeada e os prazos definidos para cada entrega, isso vai dar uma visão macro de tudo que precisa ser feito, principalmente porque uma etapa depende da outra.

Saiba como adequar seu cronograma de obra ao fator climático – clique.

2 – Defina um orçamento para a obra:

Construir ou reformar exige um orçamento estabelecido, porque isso vai ajudar na hora da compra de cada produto ou material necessário para a obra.

3 – Tenha uma reserva financeira:

Infelizmente nem sempre é possível concluir a obra com o orçamento inicial, imprevistos acontecem, por isso, é importante que você possua um valor reservado para os gastos extras que surgirem ao longo do caminho.

4 – Compre materiais de qualidade:

É comum que na hora da compra dos materiais as pessoas priorizem o custo, no entanto, a economia inicial pode se tornar cara lá na frente. Com isso, sempre busque o equilíbrio entre custo e benefício. Busque entender os detalhes de cada produto, seus pontos positivos e negativos e faça escolhas conscientes, não apenas embasadas no financeiro.

5 – Contrate mão de obra qualificada e com referência:

Talvez este seja o maior dilema de quem deseja reformar ou construir nos dias atuais: a mão de obra. O mercado de trabalho nesse segmento está um pouco escasso, dessa forma, antes de contratar sempre busque por referências, com certeza o andamento da sua obra pode ser muito impactado pela mão de obra ruim.

6 – Controle o estoque de materiais:

Tenha um controle do estoque dos materiais da sua obra, procure sempre acompanhar como está, isso evita desperdício de materiais e, consequentemente, o atraso da entrega da obra.

7 – Mantenha o canteiro de obras organizado:

A desorganização de qualquer ambiente pode atrapalhar muito na produtividade da equipe e no canteiro de obras não seria diferente. Então, oriente a equipe contratada a manter o local organizado, com os materiais guardados da forma correta. Além do aumento de produtividade evita-se o desperdício de materiais.

8 – Esteja presente na obra:

Por mais que em sua obra tenha uma pessoa responsável, o ideal é que você visite o canteiro de obras com frequência. Assim, vai ser possível acompanhar o cronograma de obras, o estoque de materiais e a organização do local.