A cura do concreto é um processo indispensável para garantir um concreto mais resistente e de melhor qualidade. Entenda como fazer!

Quando falamos em cura do concreto, estamos nos referindo ao processo desenvolvimento da resistência do material, no qual toda superfície deve permanecer úmida para manter a água junto ao cimento e garantir o desenvolvimento da resistência. Sendo assim, esse controle da saída de água garante um concreto mais resistente.

O objetivo da cura é assegurar que haja uma disponibilidade de água para o concreto se tornar mais resistente ao passo que endurece, acelerando o aumento da resistência nas suas idades iniciais.

Entenda melhor que ações precisam ser tomadas para obter um concreto mais resistente e durável.

1. Não retire as formas do concreto antes do tempo

As formas do concreto servem não somente como um molde ou contenção, mas também para reter a mistura e proteger a saída de água da estrutura. Assim, é recomendável não retirá-la tão rapidamente.

2. Use uma cobertura impermeável

Uma cobertura de lona de plástico pode ser uma boa prática para evitar a evaporação da água pro ambiente. Dessa forma, ela segura a umidade que mantém a hidratação na estrutura de concreto.

3. Hidrate diariamente

Uma vez por dia, retire a lona e molhe a parte superior do concreto com água usando uma mangueira. Após isso, cubra a superfície com lona novamente.

4. Respeite o tempo de cura

O processo de cura deve ser mantido por pelo menos 7 dias. Afinal, esse é o tempo necessário para que as reações químicas do concreto ocorram adequadamente. Sendo assim, lembre-se que quanto mais necessário for o desenvolvimento da resistência do concreto e maiores forem as condições adversas — como exposição ao sol, alta temperatura e baixa umidade —, maior deve ser o período de cura.

5. Uso de aditivos químicos para cura. 

Os aditivos químicos podem ser incorporados no concreto para aprimorar o processo de cura, garantindo melhores resultados. Dessa forma, a cura química cria uma película impermeável que impede que boa parte da umidade fique retida dentro da estrutura. Sendo assim, isso faz com que minimize os efeitos de condições ambientais adversas.

Gerenciar a cura do concreto de forma adequada é essencial para atingir a melhor durabilidade do projeto e um concreto mais resistente.

Quer receber mais dicas fresquinhas no seu e-mail? Então, assine nossa newsletter e seja notificado sempre que tivermos novidades aqui no blog!