Problemas com uma laje irregular? Entenda como resolver isso com apenas alguns passos práticos!

Acúmulo de água, goteiras, vazamentos, rachaduras — esses são apenas alguns sinais de uma laje irregular. Como resolver? Separamos aqui um passo a passo de como corrigir essas irregularidades. Além disso, saiba que materiais e ferramentas podem ser usados. Sendo assim, vamos lá?

O que será necessário fazer para corrigir a laje irregular?

Em muitos casos, a concretagem da laje pode não garantir uma laje com um acabamento regular. Por isso, pode ser necessária a aplicação de uma camada de regularização, para evitar o desnivelamento e consequente acúmulo de água e a infiltração. Para isso, siga os seguintes passos:

Limpe a superfície da laje

Qualquer tipo de material, ou sujeira que estiver impregnado no concreto ou solto precisa ser retirado. Sendo assim, ela precisa estar completamente limpa para garantir a aderência da aplicação.

Demarque a área

Use guias e taliscas para demarcar toda a área e assegurar que toda a laje terá o mesmo nivelamento.

Aplique a nata de cimento

A nata é composta basicamente de água e cimento. Ela deve ser uma mistura bem homogênea, lisa e sem grumos. Após misturar bem, aplique imediatamente acima da laje em toda a superfície. Afinal, você pode fazer isso com o auxílio de uma vassoura.

Aplique um contrapiso

Logo após a aplicação da nata, misture o contrapiso manualmente ou em uma betoneira e faça a aplicação. Certifique-se de espalhar uniformemente o produto para evitar falhas e buracos que poderiam reter água e umidade. Na definição da mistura do contrapiso podem ser utilizados aditivos impermeabilizantes, de acordo com a recomendação dos fabricantes, assim além de plana, evitamos várias patologias que a umidade pode trazer à sua obra.

Use uma régua de alumínio para sarrafear o produto e espalhar bem. O acabamento pode ser feito com uma desempenadeira, para deixar uma superfície bem lisinha e uniforme.

Gostou do post? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro das melhores dicas para você não errar nos seus projetos!