Você sabe fazer a aplicação do concreto pesado na sua obra? Entenda os detalhes dessa massa.

O concreto pesado tem uma massa superior a 2800 kg/m³ e, na mistura, são utilizados agregados especiais, geralmente a hematita. Sua resistência é muito adequada para lajes de subpressão, como barreira contra radiação (em câmaras de raio-X, por exemplo) ou como lastro. Mas como ocorre a aplicação do concreto pesado? Confira!

Quais as vantagens e usos do concreto pesado?

Diferentemente do concreto convencional, o concreto pesado apresenta grande durabilidade e oferece bastante segurança ao projeto. Peças usadas como lastro ou contra-peso podem ter um volume reduzido, já que são mais pesadas.

Como é feita a aplicação?

Ao formar o concreto pesado, a proporção de areia, água e cimento são iguais aos de concreto comum. A mistura também é semelhante, pois o processo de mistura é igual: primeiro vão os agregados graúdos juntamente com a areia; depois entram o cimento e a água.

No entanto, uma vez que ele tem uma densidade maior, pode-se usar uma quantidade menor para formar as estruturas, sem comprometer a resistência das peças. Por isso, ele traz muita economia à obra.

Lembre-se que, como a densidade dos agregados é maior, existe a tendência de que eles se soltem da massa. Essa separação pode modificar a forma como você vai trabalhar com a massa.

A recomendação é, caso use o bombeamento, seja em uma distância curta. Além disso, o adensamento vai exigir uma vibração mais intensa.

Também é possível usar alguns aditivos que evitam a segregação. Eles são conhecidos como modificadores de viscosidade.

Gostou das dicas sobre a aplicação do concreto pesado? Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdo na sua caixa de entrada!