Quer descobrir qual o concreto para laje ideal para o seu projeto? Então, leia o post e confira os detalhes!

A escolha do concreto é uma decisão importante do projeto para garantir o melhor resultado possível. Caso contrário, podem ocorrer trincas ou fissuras e, com isso, reduzir a vida útil da estrutura. Por isso, vamos considerar alguns pontos determinantes para uma escolha acertada!

Procure atender à solicitação estrutural de resistência

Falando de produto, primeiramente o tipo de concreto ideal para laje é o que atende à solicitação estrutural de resistência. Esse é um dos principais parâmetros que se deseja alcançar na concretagem. 

O Fck do concreto define sua resistência à compressão, medida em MPa. Para ter uma ideia, em fundações, usamos a resistência (Fck) em cerca de 25 MPa. Em contrapisos e calçamentos, usamos 10 MPa. Sendo assim, o concreto para laje fica acima de 30 MPa.

Busque um concreto para laje trabalhável

Em segundo, vem a necessidade desse concreto ser trabalhável, ou seja, precisa ter a fluidez necessária para a aplicação. Para isso, usa-se o agregado no tamanho ideal — com brita 1 (19 mm) ou brita 0 (9,5 mm). 

Use estratégias que evitem danos à estrutura para escolher o concreto para laje

Para evitar possíveis patologias podemos utilizar o concreto com fibra, que previne fissuras. Além disso, molhar a laje logo após a concretagem também ajuda nesse quesito. 

Considere as necessidades específicas da obra

O concreto ideal para a laje depende da obra. O concreto armado é usado em grandes obras, nas quais são adicionadas armações de aço à mistura. Já o concreto leve pode ser ideal para conservar temperaturas, isolar sons e regularizar lajes. Por isso, quanto ao concreto colorido, pode atender a todas essas características e ainda adicionar ao elemento estrutural o detalhe arquitetônico.

Gostou das dicas da Concresuper? Então, assine nossa newsletter e receba mais conteúdo direto na caixa de entrada do seu e-mail!