O sucesso de um projeto depende bastante de uma boa coordenação dos profissionais no canteiro de obras. Entenda como gerenciar equipes em uma obra de construção civil.

Gerenciar equipes de modo eficiente é um dos segredos de obter bons resultados em obras de construção civil. Afinal de contas, pessoas mais satisfeitas e felizes no trabalho produzem mais e melhor. Além disso, a boa coordenação pode reduzir falhas e acelerar processos no canteiro. 

Então confira algumas dicas de como gerenciar equipes que você precisa aplicar agora!

Contrate bons profissionais

A boa gestão de pessoas começa pela contratação. Divulgue a vaga para o público certo, deixando claro todas as condições e selecione pessoas qualificadas, com perfil adequado e um bom histórico profissional.

Planeje o projeto de forma correta

Um bom planejamento vai ajudá-lo a gerenciar a equipe, dando um roteiro das ações necessárias. Afinal, a ideia é saber o quê, quando, quem e como será executado em cada etapa.

Delegue responsabilidades

Os profissionais precisam também saber o que fazer exatamente. Assim, terão o direcionamento correto sem perder tempo.

Realize reuniões regulares

As reuniões têm o importante papel de comunicar o andamento da obra e repassar detalhes do projeto. Assim, também é possível dar um feedback sobre o desempenho das atividades, tanto de forma individual como coletiva. Dessa forma, com a troca de ideias, o responsável pode fazer os ajustes necessários.

Lembre-se que é preciso ter motivação

Seu time precisa estar motivado para trabalhar de forma produtiva. Algumas formas de fazer isso é:

  • definir metas;
  • dar elogios e reconhecimento;
  • compartilhar o sucesso da equipe;
  • dar estímulos.

Mostre interesse pessoal

Embora o trabalho em equipe tenha sua importância, é preciso reconhecer o potencial e as dificuldades de cada membro. Afinal, mostrar preocupação e dar um feedback pessoal é fundamental. Sendo assim, esse tipo de postura pode gerar um clima de amizade e dar bons resultados do projeto de uma forma geral.

O que achou das dicas de como gerenciar equipes? Quer mais? Então, assine nossa newsletter e seja notificado por e-mail sobre nossas novidades!