Sabe os segredos para uma viga em balanço bem executada? Confira nossas dicas!

A viga em balanço é uma estrutura muito comum em diversas construções. Uma vez que uma das extremidades da viga não tem apoio, é importante que o projeto e a execução sejam bem feitos. Entenda os detalhes para vencer esse desafio no canteiro de obras.

O que é uma viga em balanço?

A viga em balanço é uma viga que conta com um apoio sobre em uma das extremidades. Assim, a carga de peso é mobilizada somente para um ponto de fixação. Com isso, toda sua sustentação vem basicamente das ferragens.

Como fazer uma viga em balanço corretamente?

Em primeiro lugar, é bom que antes de executar uma viga você já tenha certa experiência em obras, visto que é uma estrutura um pouco mais complexa e requer um cuidado maior. Dito isso, vamos aos passos:

Prepare a caixaria

A caixaria precisa ser construída conforme as dimensões da viga definidas pelo projeto. Dessa forma, elas devem estar bem presas para garantir que elas suportem o concreto.

Amarre as ferragens

As ferragens também devem seguir o padrão do projeto. As pontas precisam ser dobradas e bem amarradas umas nas outras para que as conexões não se desprendam. Sendo assim, ela também precisa que tenha comprimento o suficiente para que a ferragem fique engastada para dentro da estrutura existente. 

Lembre-se também que é preciso ter mais ferragens na parte de cima da viga na parte de baixo, para suportar a força negativa da viga.

Concrete

Com tudo pronto, a concretagem é feita, esperando o tempo correto de cura conforme o tipo de cimento.

Dê atenção ao tempo correto para retirar a caixaria

A caixaria precisa ser mantida por até 28 dias. Isso garante a cura do cimento na estrutura.

Gostou das dicas sobre como fazer a viga em balanço? Então, assine nossa newsletter!