Você conhece os impactos que a indústria do concreto gera no meio ambiente? Entenda quais são e o que tem sido feito a respeito!

O concreto é um dos materiais de construção mais utilizados em todo o mundo. São a base para diferentes infraestruturas, desde uma calçada até um edifício. Essa demanda alimenta a indústria do concreto, que cresce a cada dia. Mas isso também gera impactos negativos ao meio ambiente. Entenda melhor essa discussão!

Os impactos da indústria do concreto no meio ambiente

O cimento é a matéria-prima básica do concreto. Mas esse material gera riscos à saúde humana e ao meio ambiente. Afinal, esses danos variam desde a extração da matéria-prima até o manuseio do concreto.

 Para produzir o cimento, é necessário diferentes matérias-primas, como sílica, carbonato de cálcio, minério de ferro e alumínio. Dessa forma, esses materiais são normalmente obtidos a partir de argila ou rocha calcária. Para isso, as rochas são detonadas, trituradas e transportadas para a fábrica. Esse processo pode gerar danos à região de extração, contaminando o solo e as águas.

As fábricas liberam em grande escala poluentes gasosos na atmosfera, como o dióxido de carbono (CO²). Sendo assim, estima-se que a produção de cimento seja responsável por 8% de todas as fontes de emissão desse gás no mundo.

Os problemas também se relacionam com danos à saúde das pessoas. O cimento é um material que gera irritação nas vias respiratórias, pele e nos olhos. Por isso, os trabalhadores que manuseiam o concreto precisam utilizar EPIs.

Os caminhos para a redução do impacto ambiental

O avanço da indústria do concreto e da construção civil para materiais mais sustentáveis é animador. A maneira mais imediata é a economia de materiais no canteiro de obras. 

Além disso, o uso de graúdos com restos de demolição também é uma alternativa para reduzir a extração de novas rochas. Surgem também novos concretos sem cimento, cuja produção não libera CO² no meio ambiente. Há aditivos químicos que podem ser utilizados para reduzir a quantidade de água na mistura.

Vale destacar que a indústria do concreto também deve seguir as normas e a legislação nos processos de fabricação, pois objetivam reduzir o impacto ambiental.

Gostou de saber mais? Então, continue acompanhando nossas postagens. Assine nossa newsletter e não perca nosso conteúdo!