Sabe o que fazer na pré-concretagem para garantir um processo rápido e eficiente na concretagem? Então, confira nosso post!

Para garantir os melhores resultados, é importante dar atenção a algumas práticas que preparam a estrutura para o processo. Dessa forma, com as técnicas certas, é mais fácil chegar a um resultado com qualidade satisfatória. Confira algumas dicas que separamos para você!

O que é a pré-concretagem?

A pré-concretagem refere-se a uma série de ações que precisam ser tomadas antes da concretagem. Isso vai contribuir para que o concreto apresente um bom desempenho. Essa etapa envolve não apenas algumas técnicas aplicadas, mas também cuidados importantes para garantir que o processo de concretagem será executado com maior facilidade. Então, veja só.

O que fazer na etapa de pré-concretagem?

Travamento da forma

A forma precisa ser posicionada conforme o que foi estabelecido no projeto. Além disso, deve estar bem travada, caso contrário, poderão ocorrer vazamentos que vão gerar retrabalhos na desenforma.

Armação e limpeza

A armação que fica no interior das formas precisa estar posicionada corretamente. Certifique-se de que os espaçadores estão distribuídos corretamente, evitando que estejam em contato com a forma. Não se esqueça de limpar a forma para evitar que impurezas ou pedaços de arame fiquem no interior da peça.

Escoramento

Após a concretagem, as formas ficarão bem pesadas. Por isso, avaliar o escoramento é essencial. Confira não apenas a  quantidade, mas também se estão devidamente travadas.

Dutos de eletricidade

Feche as pontas do conduítes para evitar o entupimento com concreto.

Acesso

Os profissionais precisam ter um acesso fácil e seguro até os pontos onde o concreto será aplicado. O ideal é fazer isso com antecedência.

Umidade

Uma boa prática para evitar que o concreto perca água com facilidade é molhar a forma antes da concretagem. Porém, não exagere no desmoldante. Sendo assim, com essas práticas na pré-concretagem, o processo será muito mais tranquilo, e o resultado final mais satisfatório.

Gostou das dicas? Então, assine a nossa newsletter para receber mais sugestões de conteúdo!