O CREA é um órgão muito conhecido entre os profissionais da construção civil. Mas o que ele tem a ver com concreto? Entenda melhor!

Já ouviu falar no CREA. Essa entidade é muito conhecida entre os profissionais da construção civil e regulamenta até mesmo a compra e a compra e venda de concreto. Então, leia o artigo e entenda essa relação!

O que é o CREA?

CREA é o acrônimo para Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, que denomina  diversas entidades espalhadas pelo país. Sendo assim, eles têm a responsabilidade de fiscalizar e regulamentar atividades profissionais ligadas à agronomia, engenharia e suas respectivas ramificações, como elétrica predial, projetos hidráulicos, edificações e paisagismo.

Qual a importância do órgão para a construção civil?

Todo agrônomo, engenheiro, tecnólogo e outros profissionais que atuam em áreas cobertas pelo CREA são obrigados a fazer o registro na entidade para trabalhar legalmente. Isso garante que somente profissionais qualificados vão atuar no planejamento e supervisão dos projetos, garantindo segurança e bem-estar a todos os trabalhadores e usuários.

Como o CREA se relaciona com a compra e venda de concreto?

A concretagem é uma operação básica em projetos de construção civil. Por isso, todo projeto necessita de uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de execução. 

A concreteira responsável é obrigada a fornecer uma ART de serviço de concretagem, sem custo algum ao cliente, visto que se trata de um serviço de execução terceirizada, diferentemente de um  concreto batido em obra. Assim, a compra e venda de concreto  exige uma ART a cada empreendimento ou contrato. 

A ART é um documento fiscal que define legalmente os responsáveis técnicos pela execução de um projeto cujas atividades sejam acolhidas pelas regulamentações do órgão.

Gostou de saber mais sobre o CREA? Então assine nossa newsletter e fique por dentro do nosso conteúdo!