Manter um bom controle de obra é indispensável para o sucesso do projeto. Saiba que áreas merecem sua atenção redobrada!

Para o sucesso de qualquer projeto de construção civil, é preciso que o responsável fique atento a diversos assuntos ao longo do planejamento e da execução. O controle de obra vai evitar prejuízos e garantir a qualidade e a pontualidade na entrega. Então, não perca de vista os seguintes fatores.

Gestão financeira no controle de obra

Depois de planejado, é preciso acompanhar de perto o orçamento. Esse documento vai levar em conta:

  • contratação de mão de obra e serviços de terceiros;
  • aluguel e compra de equipamentos;
  • compra de materiais;
  • pagamentos de tributos e outros processos legais.

Esses são apenas alguns dos custos, mas se o gestor não conseguir controlar o fluxo ao longo do projeto, é bem provável que haja prejuízos e seja necessária verba adicional.

Fatores técnicos e operacionais

A parte técnica do controle da obra envolve a execução do projeto conforme o que foi planejado no documento que, inclusive, foi aprovado pelos órgãos competentes. É verdade que ajustes talvez sejam necessários, mas isso não pode comprometer a qualidade do empreendimento e não se pode deixar de seguir as normas técnicas pertinentes.

Produtos e fornecedores

O responsável precisa verificar se todos os produtos estão conforme foi designado.  Cada etapa da obra vai necessitar de materiais específicos. Por isso, deve-se garantir que os fornecedores sejam pontuais nas entregas para não atrasar o cronograma das etapas posteriores.

Gerenciamento da equipe

O fluxo de pessoas no canteiro de obras também é intenso. Nada melhor do que contar com profissionais qualificados e diligentes. Por outro lado, o gestor precisa ter pulso firme para promover um ritmo adequado à obra. Se mantiver um bom controle de obra, as chances de encontrar imprevistos significativos serão bem menores. Tudo isso vai garantir maior qualidade à entrega e fortalecimento da empresa no mercado.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para a sua gestão. Então, não deixe de assinar a newsletter do blog da Concresuper para receber mais conteúdo!