Sabe como devem funcionar os prazos do plano de desforma do concreto? Então, conheça os detalhes!

O plano de desforma do concreto também faz parte da etapa de concretagem e precisa ser feita no momento e da forma correta para garantir o bom desempenho da estrutura. Sendo assim, entenda melhor as melhores práticas desse processo!

O que é a desforma de concreto?

A desforma de concreto é uma etapa posterior à cura do concreto, envolvendo a desmontagem e a limpeza de todas as formas, bem como os equipamentos que dão sustentação à estrutura.

Como o plano de desforma de concreto deve ser feito?

A desforma do concreto em paredes pode ser iniciada entre 12 e 24 horas após completada a concretagem. Afinal, é preciso que o concreto atinja o nível de resistência mínima, que será ditada pelo o projetista no momento da execução.  

Os primeiros equipamentos a serem desmontados são os acessórios, incluindo esquadros, suportes e alinhadores. Após isso, as formas podem ser retiradas. Os locais que devem ser retirados primeiro são janelas, portas e cantos. Depois disso, partimos para lajes, paredes e cantos L.

Ao passo que os equipamentos são desmontados e painéis retirados, a limpeza deve ser feita em simultâneo.

Em outros casos, quando os cimentos utilizados não são de alta resistência inicial e não tiverem sido aplicados aditivos para acelerar o endurecimento, os prazos mínimos precisam seguir alguns critérios mínimos no plano de desforma, porém, podendo variar, conforme decisão do projetista, sendo:

  • 3 dias para faces laterais;
  • 7 dias para retiradas de escoras;
  • A maior parte pode ser deformada após 21 dias, exceto vigas e arcos que apresentam um vão superior a 10 metros, que precisam esperar pelo menos 28 dias.

No plano de desforma do concreto, é preciso considerar que, em todo caso, tanto as formas como as escoras só podem ser retiradas quando o concreto estiver endurecido o bastante para suportar a força que atua sobre ele.

Gostou das dicas? Então, assine nossa newsletter e fique conectado ao nosso conteúdo!