Está sem tempo para dedicar ao acompanhamento de obra? Apesar de dispendioso, monitorar de tempo o projeto pode evitar muitos problemas.

O acompanhamento de obras é um desafio para muitos profissionais engenheiros e arquitetos e demais responsáveis pelo projeto. Seja pela falta de tempo, seja pelo acúmulo de tarefas, essa falha pode resultar em muito prejuízo. Então, considere a importância de monitorar de perto todas as etapas do empreendimento!

Saiba a importância de manter um acompanhamento de obra regular

Garanta o cumprimento do projeto

Se você for o responsável pelo projeto, seja um engenheiro ou arquiteto, seja o próprio dono da obra, o acompanhamento do projeto é fundamental por diversos motivos. Sendo o principal deles garantir que a obra está sendo executada conforme o projeto.

Ao longo da execução, é natural que seja necessário fazer modificações no projeto. Dessa forma, se você não estiver presente para monitorar esses pequenos desvios, o resultado do empreendimento pode ser comprometido. Ao mesmo tempo, é possível preservar a ideia inicial do projeto.

Evite despesas desnecessárias

Erros ao longo da execução normalmente ocorrem pela falta do correto direcionamento de um especialista. Sendo assim, essas falhas vão gerar despesas adicionais que podem encarecer o projeto. Então, fique de olho.

Fique de olho nos prazos

Acompanhe de perto o cronograma do projeto. Considere cada uma das etapas conforme o que foi planejado, tanto na compra e no armazenamento de materiais, quanto em todo o processo de construção. 

Avalie o desempenho dos profissionais

Quando você está por perto, fica mais fácil analisar e cobrar as metas atingidas pelos profissionais. Leve em conta que o tempo de trabalho e qualidade de como fazer o serviço também está incluído no investimento feito.

Como você pôde perceber, o acompanhamento de obra pode ser decisivo para garantir a qualidade do projeto, os custos dentro do orçamento e a obediência aos prazos.

Aqui no blog, você pode encontrar muitas outras dicas como essas. Assine nossa newsletter e seja notificado por e-mail sempre que houver novos conteúdos por aqui!