Preparamos uma lista dos principais maquinários para construção civil que você precisa conhecer. Então, leia o post e saiba mais!

Você conhece todos os maquinários para construção civil? Sendo assim, são diversos os equipamentos necessários para garantir a produtividade e a eficiência do projeto. Saber quais são e suas funções é fundamental para qualquer profissional do setor. Afinal, conheça alguns deles!

Retroescavadeira

Máquina utilizada para cavar valas e redes de esgoto. Dessa forma, com ela, é possível transportar materiais pesados e carregar caminhões.

Escavadeira hidráulica

Utilizado em aterros, escavação de redes que apresentam um diâmetro superior a DN800, e também é utilizada para carregar caminhões.

Compactadores de solo

Existem diferentes compactadores, que são usados para deixar o solo adensado, preparando a base para a construção. Por isso, alguns deles são:

  • rolo compactador liso, para proporcionar uma superfície mais lisa;
  • rolo compactador pé-de-carneiro, que possui patas para aumentar a área de contato, quebrando as partículas para facilitar a evaporação e maior compactação.

Pá-carregadeira

Um trator usado para carregamento de minérios, areia, e outras matérias-primas.

Caminhão Munck

É capaz de movimentar cargas pesadas com um braço hidráulico. Assim, equipamentos e materiais podem ser transportados de um lado para o outro no canteiro de obras.

Caminhão pipa

Transporta água para umedecer o solo a fim de favorecer a compactação. Além disso, também encher reservatórios e lavar peças.

Caçamba e Poliguindaste

Caçamba é a caixa ou recipiente utilizado para transporte e armazenamento de entulhos e materiais diversos e o caminhão que a transporta é o poliguindaste.

Comboio

Caminhão usado para armazenar e transportar combustível para abastecer diferentes tipos de equipamentos, como geradores e outros veículos.

Furadeira

Esse é um dos principais maquinários para construção civil. Essencial para realizar furos em paredes e chapas de metais.

Andaime

Uma estrutura móvel usada como plataforma para dar acesso a locais mais altos, com maior segurança.

Betoneira

Cumpre a função básica de misturar materiais, como concreto e argamassa.

Gerador de energia

Dessa forma, gera energia elétrica adicional para a obra, especialmente útil para locais onde não há rede instalada ou onde costuma haver queda de energia.

Gostou de conhecer ou relembrar dos principais maquinários para construção civil? Então, assine nossa newsletter para receber nossos novos conteúdos!