O que tem de mais novo na indústria de concreto você fica sabendo por aqui. Então, leia o artigo e saiba mais!

As tecnologias aplicadas à construção civil trazem muitas vantagens práticas e econômicas aos projetos mais modernos. Dessa forma, a indústria do concreto, por exemplo, tem impulsionado inovações no setor, contribuindo para obras de maior qualidade, mais ágeis, sustentáveis e com custos mais interessantes. 

Afinal, vamos conhecer algumas dessas novidades que estão se tornando tendência na construção civil!

Bioconcreto

O bioconcreto é uma mistura de lactato de cálcio que serve para alimentar bactérias. Sendo assim, essa combinação misturada à argamassa tem uma função inovadora. Por isso, caso a água penetre nas fissuras, as bactérias saem de sua inércia, começam a consumir o lactato de cálcio e, com isso, produzem calcário, que regenera o concreto.

A perspectiva é que o bioconcreto tenha o potencial de trazer muita economia em manutenção de estruturas, como pontes, barragens e edifícios.

Concreto celular

Também chamado de espumoso ou poroso, o concreto celular tem a capacidade de ser mais leve, por causa de seu alto grau de vazios. Com uma densidade que fica entre 300 e 1920 kg/m³. Dessa forma, é muito aplicado como blocos para fechar vãos ou mesmo para levantar paredes.

Concreto translúcido

O concreto translúcido conta com 5% de fibras ópticas em sua mistura. Dessa forma, de modo discreto, o concreto permite a passagem de luz que vem do ambiente externo. Isso permite o uso da inteligência artificial, economizando a energia. 

Concreto com Bambu

Desenvolvido em Zurique, pelo Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, o composto consiste na inserção de bambu em substituição aos vergalhões de aço. Também é acrescentada uma resina para impedir que o material orgânico se degrade.

Concreto que brilha no escuro

Na Universidade de Michoacan, no México, o professor José Carlos Rubio criou um concreto que tem a capacidade de brilhar no escuro, em diferentes cores. São cristais que absorvem a luz do sol durante o dia e passam a emitir essa energia ao longo da noite em forma de luz.

O que achou das últimas novidades na indústria do concreto? Então, para ficar por dentro das novas tendências, assine nossa newsletter!