Confira alguns cuidados básicos que precisa ter na hora de reformar ou construir.

Vai reformar ou construir em 2023? O ano começou e muita gente está planejando aquela obra dos sonhos ou aquela reforma tão esperada. Afinal, todo mundo quer ter um imóvel perfeito para morar!

Pensando nisso, preparamos algumas dicas importantes para você que vai investir tempo e dinheiro nisso este ano, isso porque, alguns cuidados são essenciais para evitar que o sonho vire um pesadelo. Confira:

Faça o planejamento da sua obra:

Antes de começar a construir, o primeiro passo é fazer um planejamento da sua obra. Quando vai começar a construção, que tipo de obra vai ser, qual será o cronograma de execução da obra, qual o investimento disponível e etc.

Isso porque, muita coisa pode impactar no seu planejamento, um exemplo é o fator climático. Realizar construções em períodos de muita chuva pode atrasar muito o desenvolvimento da obra. Em nosso blog temos um artigo sobre como adequar o seu cronograma de obra ao fator climático, clique e fique bem informado.

Cuidado com a mão de obra:

Talvez essa seja a maior dificuldade de quem está pensando em construir: a contratação de mão de obra qualificada. E, quando falamos em mão de obra, estamos falando do engenheiro ou arquiteto a todos profissionais que passam pela obra.

A dica importante aqui, é que você busque referências, visite obras já realizadas pelos profissionais contratados e faça contrato de serviço. Além disso, é importante saber qual o papel de cada profissional em sua obra, por isso para saber mais leia nosso artigo sobre quais profissionais devem compor sua equipe de obra.

Invista em materiais de qualidade:

Sabemos que o custo de uma obra aumentou muito nos últimos tempos e, que muitas vezes, na hora da escolha do material prevalece o preço baixo, porém, é importante lembrar que o barato pode sair caro.

Por isso, entenda com o responsável de seu projeto o por quê daquele material proposto, faça vários orçamentos e priorize a qualidade. Outra dica relevante aqui, é manter o canteiro de obra organizado, isso vai evitar o desperdício de materiais.

Fique de olho na legislação:

Outro passo para que sua obra funcione bem, é trabalhar de acordo com a legislação, mesmo se sua obra for pequena. A dica aqui é conversar com o seu engenheiro ou arquiteto e solicitar que ele avalie o projeto e veja o que precisa ser providenciado. Você pode conferir quais documentos fiscais de construção que são obrigatórios para uma obra em nosso blog!

Esteja sempre na sua obra:

A gente sabe que estar na obra todos os dias pode ser difícil, mas se fazer presente é muito importante, afinal, será você que verá se o cronograma de execução de obra está sendo cumprido, se o canteiro está limpo e organizado, se não está havendo desperdício de materiais e se os trabalhadores contratados estão realizando um bom trabalho.

Agora que você já sabe quais são os principais cuidados que deve ter com a sua obra, é a hora de começar a executar. E, lembre-se, em nosso blog você vai encontrar os melhores conteúdos relacionados a construção civil com muitas dicas para sua obra.