Quer saber como economizar na obra? Separamos algumas dicas práticas que vão fazer toda a diferença!

Precisando economizar na obra? Esse é um dos grandes problemas em construções: o orçamento. Dessa forma, muitos imprevistos ocorrem e podem aumentar os gastos previstos inicialmente.

Mas existem algumas dicas que podem ajudar você a gerenciar a parte financeira e evitar estourar o orçamento do projeto. Confira!

Divida a obra por etapas

Ao construir por etapas, você economiza com mão de obra. Além disso, quando há vários serviços sendo feitos em simultâneo, você pode ter um número de profissionais maior, sendo mais complicado gerenciar e organizar os trabalhos. Porém, fique atento ao prazo da obra! Muitas vezes a liquidez da venda do serviço ou do imóvel pode compensar o ganho de custo direto com mão de obra. 

Pesquise em diferentes fornecedores

É incrível a oscilação de preços que você pode encontrar em orçamentos feitos em diferentes fornecedores e regiões. Assim, busque locais mais vantajosos. Dessa forma, lembre-se também que uma compra maior em um único fornecedor também pode gerar vantagens.

Invista em materiais reutilizáveis

É possível encontrar muitos materiais de demolição ou reciclados. Dessa forma, eles apresentam um custo menor e podem ser uma ótima alternativa sustentável. Sem falar em equipamentos de maior qualidade que podem diminuir o custo de execução ao longo das obras.

Evite obra parada

Obra parada é sinônimo de desperdício — não apenas de tempo, mas também de recursos. Em muitos casos, esse problema está relacionado a erros de planejamento que poderiam ter sido evitados.

Preserve os insumos

Areia, cimento, brita, vigas e equipamentos sem o devido armazenamento podem se perder ou deteriorar, gerando prejuízo financeiro. Então, preserve os insumos em locais cobertos, protegidos das intempéries.

Estamos certos que, se você seguir essas dicas, vai conseguir economizar na obra e fechar o projeto dentro do orçamento.

Gostou do nosso conteúdo? Então, assine nossa newsletter e receba em sua caixa de entrada nossas postagens e novidades!