O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, sendo essencial para a execução de diversas etapas, como a concretagem de fundações, lajes, pilares e paredes. Dessa forma, é sempre muito importante que antes de adquirir o concreto para sua obra, seja feito um cálculo da quantidade correta a ser comprada, para que não aconteça de haver desperdícios.

No entanto, se houver sobras de concreto seja por qualquer erro que aconteceu, é importante reutilizá-lo e, caso não tenha em que usar, deve então descartar de forma correta para que não cause danos ao meio ambiente.

O cálculo do concreto é essencial para garantir que a quantidade de material seja suficiente para a execução da obra, para isso, é necessário considerar o volume da estrutura a ser concretada, o tipo de concreto a ser utilizado e a resistência desejada.

Existem diversos métodos para calcular o concreto, sendo o mais comum o método volumétrico, onde calcula-se o volume da estrutura a ser concretada e, a partir disso, determina-se a quantidade de materiais necessários, que serão utilizados em cada obra.

Mas o que fazer se sobrar concreto?

Caso haja sobras de concreto na obra, é importante saber como aproveitá-las da melhor forma:

  • Utilizar para reparos: as sobras de concreto podem ser utilizadas para realizar reparos em estruturas já existentes. Por exemplo, podem ser utilizadas para preencher trincas, buracos ou fissuras.
  • Utilizar para outras obras: essas sobras podem também ser utilizadas para outras obras, como calçadas, muros ou pisos.
  • Reaproveitar como agregado reciclado: as sobras de concreto endurecido podem ser trituradas para produzir agregado reciclado, o qual pode ser utilizado para a fabricação de novos concretos, reduzindo o consumo de recursos naturais.

Como armazenar o concreto

Para que o concreto possa ser reaproveitado, é importante armazená-lo corretamente. O concreto deve ser armazenado em local seco, protegido da chuva e do sol, além disso, deve ser coberto com uma lona ou plástico para evitar o contato com o ar, evitando assim que o concreto perca suas propriedades.

Como evitar sobras de concreto

A melhor forma de evitar sobras de concreto é realizar um cálculo preciso do material necessário, como citamos acima, além disso, é importante seguir as recomendações de armazenamento e manuseio do concreto.

Temos algumas dicas para evitar sobras de concreto:

  • Realizar um planejamento cuidadoso da obra: o planejamento da obra deve incluir um cronograma detalhado das atividades a serem executadas, isso ajudará a estimar a quantidade de concreto necessária.
  • Não comprar mais do que o necessário: é importante comprar apenas a quantidade de concreto necessária para a execução da obra, por isso a importância de um profissional, para definir a quantidade exata através dos cálculos, isso evitará o desperdício.
  • Preparar o concreto corretamente: o preparo do concreto deve ser realizado de acordo com as instruções do fabricante e então garantirá que o produto tenha a qualidade necessária.
  • Manusear o concreto com cuidado: o concreto deve ser manuseado com cuidado para evitar que se perca material.

Ao seguir essas dicas, é possível reduzir as sobras de concreto na obra e até mesmo evitar que sobre esse produto e, consequentemente, contribuir para a preservação do meio ambiente.

Você sabe como calcular o volume do concreto usinado? leia nosso blog e entenda.