O superlaje foi lançado recentemente pela Concresuper e, para te explicar melhor sobre esse ele, nosso especialista Bruno Beppler, responde algumas perguntas:

O que é o superlaje?

R: Superlaje é um concreto pensado especialmente para lajes, trazendo uma fluidez maior, e mais benefícios para o cliente, como: acabamento, menor número de vazios e uma trabalhabilidade facilitada para a execução.

Como surgiu a necessidade de elaborar esse concreto?

R: Devido a muitos clientes necessitarem de um concreto mais fluido e nem sempre conseguir comprar devido ao custo ser muito elevado, desenvolvemos um concreto com maior fluidez e um custo baixo.

Quanto tempo de preparação para chegar ao que está sendo comercializado hoje?

R: O início do desenvolvimento foi no primeiro semestre de 2022, para conseguirmos chegar na fase de comercialização foram cerca de 11 meses de estudo e desenvolvimento.

O que difere ele do concreto tradicional?

R: A principal diferença entre o concreto é a questão da fluidez, e o Superlaje pode chegar com slump de aplicação até 20 CM, sem adição de água e/ou aditivos superplastificantes.

Existe algum concreto semelhante a ele no mercado?

Sim, porém com um custo mais elevado, com esse novo produto foi desenvolvido um método diferente que entrega uma maior fluidez com um custo menor

Além de lajes ele pode ser usado em outro tipo de obra?

Sim, ele pode ser aplicado para qualquer peça concretada, deve-se cuidar apenas com pisos, devido ao concreto demorar até 24 horas para dar início de pega, além de sempre preparar qualquer forma para suportar a fluidez que ele terá, evitando vazamentos.

Quais benefícios ele apresenta?

O principal benefício é o custo, mas há outros, como: entregar um maior abatimento fazendo com que fique mais fácil de trabalhar e fazer acabamento na obra deixando as peças com menor número de vazios, ele é mais fácil de fazer a vibração o que diminui o tempo de aplicação, consequentemente, diminuindo a mão de obra da obra.

O tempo de cura dele é maior ou menor ao concreto tradicional?

Devido a utilização de um quantitativo maior de aditivo para aumentar o abatimento o tempo de cura deve ser maior. Podendo variar devido ao clima. Todo concreto quanto mais tempo ficar no estado fresco, mais precisa de cura, para que as fissurações de retração não aconteçam. Assim deve-se cuidar do estado de todo tipo de concreto, após a aplicação e passado um tempo de 1:00 a 2:00 horas já deve-se fazer a primeira cura do mesmo, com jato de água pulverizado. 

Já foram feitos testes? Se sim, quais foram os resultados?

Sim, o traço já está em fase de teste em campo há 2 meses, sempre com o vendedor conhecendo a obra, oferecendo o produto, acompanhando a cura e o resultado final, e a engenharia em paralelo acompanhando corpos de provas.

Como calcular a quantidade de superlaje necessária para a obra?

Não há nenhuma alteração no cálculo de quantidade, ele é calculado como qualquer outro concreto.

Quer saber mais sobre o superlaje? Clique aqui!