A temperatura do concreto é um fator crucial para garantir a qualidade e a durabilidade de estruturas de concreto. Por isso, preparamos para hoje um conteúdo que vai te explicar qual é a temperatura ideal.

Norma ABNT NBR 7212/2012:

A norma que fala sobre a temperatura do concreto é a ABNT NBR 7212/2012, de acordo com ela “a temperatura ideal de lançamento do concreto deve variar entre 5ºC a 30º. Já a temperatura do concreto por ocasião de seu lançamento deve ser fixada de modo a evitar fissuração de origem térmica.”

Temperatura de cura:

A temperatura de cura afeta diretamente a resistência do concreto e sua capacidade de suportar cargas, além de afetar o tempo necessário para o concreto atingir sua resistência máxima.

Temperaturas abaixo de 10°C podem retardar o processo de endurecimento do concreto, enquanto temperaturas acima de 32°C podem causar rachaduras e reduzir a resistência do concreto.

Monitoramento

A temperatura do concreto deve ser monitorada de perto durante todo o processo de cura, além do período de mistura, transporte e adensamento. É importante que o material não seja exposto a temperaturas extremas durante o processo de cura.

Em resumo, a temperatura ideal para o concreto é um fator crítico que afeta diretamente a qualidade e a durabilidade das estruturas de concreto, por isso, é necessário um controle cuidadoso.

Soluções:

Em casos de dias frios, no momento do transporte há a possibilidade da inclusão de aditivos, na cura as mantas ajudam a manter o calor e o cuidado na adição de água é crucial.

Por outro lado, no calor é muito usual a adição de gelo, para que o concreto não perca hidratação, bem como a cura precisa ser feita de forma muito mais rigorosa.

Ficou com alguma dúvida? Aqui na Concresuper temos experiência na adição de aditivos e gelo para controle de temperatura. Entre em contato conosco.

Confira também nossa publicação sobre concretagem em dias de chuva.