O setor da construção civil apresenta todo ano algumas mudanças e novidades, seja em conceitos novos para o setor, como os prédios verdes, seja em equipamentos ou matérias-primas novas para o segmento. Neste texto, vamos falar de algumas tendências para a construção civil em 2023. 

Tecnologias aplicadas à construção civil em 2023:

A Realidade Aumentada possibilita a visualização do projeto em 3D, o que ajuda no momento de apresentar as etapas da construção, assim como os materiais não aparentes. Isso agrega valor ao projeto no momento da apresentação para os clientes e investidores. Será uma forte tendência para o setor em 2023.

  • Lean Construction

O Lean Construction, ou construção enxuta, está baseado em um conceito muito utilizado na indústria, o Lean Manufacturing. Esse conceito propõe uma série de práticas que visam diminuir o desperdício de materiais, a redução de custos e tornar a logística mais ágil e inteligente, acelerando o processo de construção. 

O BIM é um software que ajuda na revisão do processo de construção. É um software voltado para os engenheiros poderem avaliar o andamento da construção e compará-lo ao projeto de modo mais assertivo e seguro. A introdução da tecnologia será uma das grandes tendências para a construção civil em 2023.

Conceitos aplicados à construção civil em 2023: 

  • Tijolos ecológicos

Os tijolos ecológicos já são uma realidade e estão cada vez mais presentes nas construções. Eles podem levar material reciclado na sua composição, utilizando assim menos recursos naturais, além de serem projetados para um menor uso de cimento no seu assentamento.

  • Construções verdes

As construções verdes são projetos pensados de forma sustentável em todas as suas etapas. Da construção à entrega, o projeto tem por objeto gerar menor impacto no meio ambiente, reaproveitar recursos e ter espaços para árvores, jardins e hortas comunitárias.

  • Construções modulares e elementos pré-fabricados

As construções modulares também tem por objetivo gerar menor uso de materiais que possam impactar o meio ambiente. Além disso, elas diminuem o tempo de obra e quase não geram desperdícios ou resíduos.

Gostou de saber um pouco mais sobre as tendências para 2023? Aqui em nosso blog você encontra outros conteúdos sobre a construção civil!