De olho nas tendências da construção civil em 2022? Confira o que está movimentando o setor para o próximo ano!

Apesar das perdas em diversos setores da economia nesta pandemia, o PIB da construção civil se manteve em crescimento. No 2º trimestre de 2021, teve um crescimento de 2,7%. Foi uma das atividades que permaneceram ativas na geração de renda e emprego. Sendo assim, em vista disso, as tendências da construção civil para 2022 vêm para manter o mercado ainda mais aquecido. Conheça algumas delas!

Construção modular

Esse método de construção permite que casas e edifícios tenham componentes fabricados off-site, ou seja, fora do local da obra e, depois, instalados no canteiro. Por isso, esse tipo de empreendimento pode reduzir os custos do projeto e aumentar a velocidade de conclusão, antecipando prazos.

Paredes de concreto em prédios altos

Muitos projetos de casas populares tornaram mais conhecidos os métodos de construção que usavam paredes de concreto, um sistema construtivo que ganhou notoriedade nos últimos anos pelos preços mais competitivos, alta produtividade e agilidade na instalação. Dessa forma, ele já tem sido usado para projetos com mais de 20 andares.

Realidade aumentada e o Digital Twin

Os gêmeos digitais, ou digital twins, são representações virtuais de objetos que existem na vida real. Ao usar os dados de um projeto ou prédio, é possível construir virtualmente o projeto antes de colocar o primeiro tijolo. Assim, é possível extrair informações, fazer testes e ajustes para que a obra seja mais barata e eficiente.

Sustentabilidade e eficiência

A sustentabilidade também será um tópico cada vez mais relevante na construção civil. Sendo assim, desde a criação dos projetos até a gestão da obra de dos materiais terá como base a eliminação de desperdícios, economia de água e maior eficiência energética.

Mão de obra qualificada

Com o surgimento de novos projetos e mais tecnologias, o mercado aquecido da construção civil estará em busca de mão de obra qualificada, gerando ainda mais vagas de emprego.

Gostou de saber mais sobre as tendências da construção civil para 2022? Então, assine nossa newsletter e continue atualizado com o que o ocorre no mercado!